Escritório em volta da Árvore / Lukstudio

Escritório em volta da Árvore / Lukstudio - Imagem 1 de 18Escritório em volta da Árvore / Lukstudio - Imagem 3 de 18Escritório em volta da Árvore / Lukstudio - Imagem 6 de 18Escritório em volta da Árvore / Lukstudio - Imagem 4 de 18Escritório em volta da Árvore / Lukstudio - Mais Imagens+ 13

  • Arquitetos: Lukstudio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  133
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Peter Dixie
  • Equipe De Projeto: Christina Luk, Wesley Shu, Scott Baker, Mavis Li
  • Construção: Shanghai Dong Yuan
  • Fornecedor Móveis: Hay, Paustian, Fermob
  • Fornecedor Luminárias: Tons
  • Cidade: Shanghai
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Momentos de valor na arquitetura são manifestados através da síntese do exterior com o interior. No contexto urbano, esses momentos frequentemente são públicos e efêmeros, percebidos apenas na interação dos raios de sol, sombras mutáveis e brisas que apenas passam à medida que um indivíduo caminha pela rua. No entanto, algumas vezes, nosso encontro com a natureza pode ser mais íntimo e permanente.

Escritório em volta da Árvore / Lukstudio - Imagem 5 de 18
© Peter Dixie

Neste projeto, esse momento de permanência veio enraizado num pátio esquecido. É uma árvore antiga, a árvore chimonanthus, também conhecida como a árvore típica do inverno, que imediatamente nos encantou e fez com que nossos esforços de projeto se voltassem na restauração da dignidade desta árvore abandonada.

Escritório em volta da Árvore / Lukstudio - Imagem 17 de 18
Planta Baixa

O terreno está em li-long – um bairro típico da Shanghai do século 19 caracterizada por fortes laços que conectam a história, os edifícios, os habitantes e todas suas histórias. Ao longo dos anos, essa árvore testemunhou a passagem do tempo enquanto sobreviveu aos inúmeros abusos e a falta de manutenção. Nós queríamos que fosse nosso segredo, mas mais importante que isso, queríamos a proteger. Portanto, para este estúdio criamos uma área de transição das ruas estreitas, iniciando com uma grande porta de vidro que enquadra um caixilho metálico que dá as boas vindas à uma série de espaços que incluem uma galeria, salas de serviço e uma pequena copa.

Escritório em volta da Árvore / Lukstudio - Imagem 14 de 18
© Peter Dixie

Nós então envolvemos nossa árvore com os espaços que as pessoas permaneceriam a maior parte do tempo, como a área de trabalho e a sala de conferências. Fechamentos em vidro que vão do piso ao teto garantem que a árvore seja onipresente. Além disso, nós criamos uma maneira de fisicamente trazer a árvore para os interiores através de sua sombra. Uma paleta de cores claras foi escolhida para as superfícies internas, incluindo acessórios e móveis, transformando o interior em uma tela de projeção, cenário para um espetáculo de sombras compostas pela árvore, sua folhagem e luz do sol. Portanto essa árvore está sempre à vista, sempre parte dos interiores.

Escritório em volta da Árvore / Lukstudio - Imagem 8 de 18
© Peter Dixie

Contrastando com a natureza enraizada da árvore, as mesas na área de trabalho principal parecem estar todas em balanço, se projetando a partir das paredes. O espaço dedicado às pernas não possui obstruções, característica essa muito apreciada pelos cães brincalhões.Uma unidade de armazenamento nas paredes, concentra todos os computadores e o sistema de suporte de cabos multi funcionais. Alinhado com esta abordagem aérea, as paredes são revestidas com painéis perfurados onde diferentes itens podem ser pendurados. Um sistema flexível que confere área de superfície mais funcional para uso criativo

Escritório em volta da Árvore / Lukstudio - Imagem 18 de 18
Corte

Testemunhar como essa casa abandonada pode se transformar em nosso estúdio de trabalho foi uma experiência de aprendizado muito gratificante. Essa árvore agora reganha seu propósito de integrar a natureza com os interiores feitos pelo homem e nós desfrutamos isso como um momento diário de arquitetura. 

Escritório em volta da Árvore / Lukstudio - Imagem 13 de 18
© Peter Dixie

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Shanghai, Shanghai, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escritório em volta da Árvore / Lukstudio" [Office around a Tree / Lukstudio] 11 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/763385/escritorio-em-volta-da-arvore-lukstudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.