Fórum de Arquitetos de Língua Portuguesa marca integração do estado indiano de Goa

O estado indiano de Goa receberá nos dias 17 e 18 de abril o IV Fórum do Conselho Internacional dos Arquitetos de Língua Portuguesa (CIALP), evento que irá marcar a sua integração como membro da organização.

A entrada de Goa, por proposta da Associação dos Arquitectos de Macau, foi aprovada em assembleia-geral do CIALP em 2010, realizada na Região Administrativa Especial. Contudo, a formalização de Goa como membro efetivo - antes apenas observador - só aconteceria aproximadamente dois anos depois.

"Tem um grande significado para nós – CIALP – e também, julgo eu, para os colegas em Goa porque é a integração de fato da Secção de Goa do Instituto Indiano de Arquitectos (IIA)", comentou o vice-presidente do Conselho Diretivo do CIALP, Rui Leão.

Dado que o IIA é uma associação de caráter nacional com departamentos provinciais "foi preciso solicitar ao presidente do IIA que permitisse ao de Goa fazer parte da rede internacional", explicou o arquiteto. Para ele, "a inclusão é muito importante porque, culturalmente, Goa está muito próxima do resto dos países que fazem parte do CIALP e existe uma partilha muito grande de valores de arquitetura, de cultura e da maneira de estar".

A temática do IV Fórum do CIALP não foi ainda definida, mas vai orbitar em torno do tema do Congresso da União Internacional de Arquitetos (UIA) – “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura para o século XXI” – que terá como sede o Rio de Janeiro em 2020.

Rui Leão destacou ainda a "oportunidade" de o fórum e a assembleia-geral do CIALP – em que vão ser eleitos corpos sociais – em Goa coincidir com a reunião do Conselho Executivo do IIA.

Rui Leão tem ainda expectativas elevadas à adesão. "Imagino que o congresso em Goa terá uma grande participação porque contará com a presença de todos os membros de todas as províncias da Índia e, em simultâneo, até a população de arquitetos em Goa que é razoável e a de estudantes, que não é muito grande mas tem significado".

As três edições anteriores dos fóruns do CIALP aconteceram em Fortaleza (Brasil), Sumbe (Angola) e Lisboa (Portugal).

O CIALP, com sede em Lisboa, é parceiro institucional da União Internacional dos Arquitetos (UIA) e observador consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Através dos membros associados, reúne cerca de 150.000 profissionais de língua portuguesa, isto é, cerca de 10% dos arquitetos em todo o mundo, segundo dados da organização.

Via Público.pt

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Fórum de Arquitetos de Língua Portuguesa marca integração do estado indiano de Goa" 09 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/763283/forum-de-arquitetos-de-lingua-portuguesa-marca-integracao-de-do-estado-indiano-de-goa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.