Projeto Bem Belém: uma intervenção urbana baseada na participação comunitária

No dia 1 de março o grupo Bem Belém realizou sua primeira intervenção no bairro Belém, na capital paulista. A iniciativa tem como objetivo criar um diálogo entre moradores e frequentadores da região com os espaços que não oferecem nada às necessidades do bairro.

A intervenção imita o que aconteceu em New Orleans por iniciativa da artista Candy Chang, permitindo que visualizemos lado a lado as necessidades de quem vive aqueles lugares todos os dias, deixando claro que existem interesses pessoais que podem ser coletivos.

A instalação consiste na aplicação de adesivos que introduzem a questão “queria que isso fosse...”, oferecendo um espaço para que as pessoas preencham com sua opinião.

O PROCESSO

© Bem Belém

Durante o mapeamento dos locais em que poderiam receber os adesivos, a equipe se deparou com o primeiro entrave: Onde começa e onde termina o Belenzinho? Com limites não tão bem definidos com o Brás e com a Mooca, a equipe buscou imagens na internet e pdfs do governo do estado de São Paulo, porém só encontrou o formato do bairro; não havia nenhum mapa que indicasse em qual rua ele começava e terminava.

© Bem Belém

Parece algo simples, mas o primeiro passo para que exista uma identificação dos moradores com o bairro é que eles saibam no que consiste esse bairro, o que ele é e quais espaços dizem respeito a ele. A solução encontrada foi pegar o formato oferecido no pdf e encaixar em um mapa do google maps a partir de dicas que o traçado oferecia:

© Bem Belém

Com o bairro delimitado, a equipe agora sabia a abrangência dos adesivos. A partir disso, as áreas de interesse foram dividias segundo as opções lote vazio sem construção, lote com área construída para alugar ou vender, e lote em situação indefinida mas que tem potencial de utilidade.

A intervenção foi iniciada no último domingo à tarde para que segunda-feira de manhã, horário em que muitos moradores deixam o bairro para ir trabalhar ou estudar, tudo estivesse pronto. Agora a equipe espera as respostas criativas sobre quais destinos úteis os lotes e construções adesivados podem ter.

© Bem Belém

POR QUE ESSA INTERVENÇÃO É IMPORTANTE?

© Bem Belém

Cada vez mais os cidadãos se sentem impotentes a respeito das transformações políticas que acontecem sem sua participação. Com essa pequena consulta através dos adesivos, a equipe tem acesso à opinião de pessoas que moram extremamente perto umas das outras. As mudanças que afetam diretamente seu cotidiano se mostrarão mais próximas do que eles imaginam e a equipe espera que essa tomada de consciência gere melhorias diretamente proporcionais ao que o bairro procura.

Esta ação é importante porque todos os cidadãos têm a liberdade e o direito de se posicionar sobre o destino do local onde vivem. Quem mais pode dar sugestões sobre como melhorar a qualidade de vida de um bairro são seus moradores e frequentadores. Suas necessidades elucidam aquilo que só quem está vivendo de perto pode enxergar.

© Bem Belém

Outro ponto importante é que o painel de adesivos se torna um verdadeiro motivador para os empreendedores do bairro que sonham em trabalhar perto de casa e oferecer algo útil para seu público alvo. Sendo assim, seja para incentivar os empreendedores a fornecerem o que o bairro precisa ou impulsionar os moradores a promoverem o que eles procuram, o objetivo aqui é esperar reações.

Acompanhe de perto o trabalho de Bem Belém através de seu site oficial ou de sua página no facebook.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Projeto Bem Belém: uma intervenção urbana baseada na participação comunitária" 05 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/763197/projeto-bem-belem-uma-intervencao-urbana-baseada-na-participacao-comunitaria> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.