Reconstrução de moradias sobre suas próprias ruínas: "Reclaiming Heritage" no Haiti

Reclaiming Heritage é um grupo de arquitetos e estudantes de arquitetura de todo o mundo cujo objetivo é realizar uma reconstrução sensível pós-desastres naturais. Sua enfase está na reutilização de materiais, buscando preservar o patrimônio arquitetônico e cultural destes.

A história começa no ano 2012, quando o grupo conquistou o primeiro lugar na categoria de moradia do concurso "Haiti: Ideas Challenge" (desenvolvido pela ACSA), com o objetivo de criar soluções permanentes após o terremoto que afetou o Haiti no dia 12 de janeiro de 2010. O projeto propõe reconstruir as moradias sobre suas ruínas, a fim de permitir a permanência das suas famílias nas suas comunidades e conservar o máximo possível suas moradias originais.

Reconstrução de moradias sobre suas próprias ruínas: Reclaiming Heritage no Haiti - Mais Imagens+ 38

Descrição dos arquitetos. A partir de imagens aéreas, foram identificadas as fundações, muros e escombros ainda com possibilidades de ser utilizados para conformarem a base da proposta. Propõem-se uma estratégia de reutilização destes elementos aplicável a outros locais, onde os escombros serão reutilizados para construir novos espaços e as pedras para construir os muros.

Mapeamento das Zonas Afetadas / Fundações

Rebuild Haiti Homes

Em dezembro de 2013, alguns membros da equipe realizaram uma viagem à Port-au-Prince. Durante esta viagem, foram estabelecidas relações com a Fundação América Solidaria, chegando a estabelecer um possível local para o desenvolvimento do projeto.

Cortesia de Reclaiming Heritage

Esta associação havia realizado anteriormente um projeto de autoconstrução de 150 moradias, 3 centros comunitários e 3 bibliotecas, na comunidade de Croix-des-Bouquets, denominada “Bati Kay”. Seu objetivo era fornecer às famílias os materiais necessários para a construção de uma casa: cimento, aço, madeira, entre outros.

As moradias, aparentemente bem construídas, foram severamente afetadas pelo terremoto, criando graves problemas estruturais. Por esta razão, a América Solidária propôs a Reclaming Heritage trabalhar em um local, a fim de levar a cabo um plano de reconstrução, chamado “Rebuild Haiti Homes”.

Cortesia de Reclaiming Heritage

O plano, desenvolvido em 2014, reconstruiria 30 casas nas comunidades de La Gallete, La Fewoné e Roche Blanche, localizadas a poucos quilômetros de Croix-des-Bouquets, na periferia de Port-au-Prince. De maio a setembro do ano 2014, membros do Reclaiming Heritage, estudantes e arquitetos viajaram ao Haiti para participar de maneira voluntária.

Reconstrução de moradias sobre suas próprias ruínas: Reclaiming Heritage no Haiti - Mais Imagens+ 38

A equipe do Reclaiming Heritage - junto com a apoio das comunidades locais organizou o trabalho selecionando as 30 moradias que seriam reconstruídas. Estas foram classificadas em 5 categorias em função dos danos (de 1, com poucos danos, a 5, completamente destruída).

As moradias com poucos danos seriam beneficiadas com a construção de uma extensão, as parcialmente destruídas consideram a reparação dos danos, e as completamente destruídas seriam reconstruídas. O orçamento estabelecido para cada categoria iria de 300 USD e 1200 USD para as mais afetadas.

Cortesia de Reclaiming Heritage

Paralelamente, a equipe de trabalho forma uma cooperativa composta pelos habitantes voluntários das três comunidades. As equipes unem-se ao trabalho de reconstrução de segunda a sexta, contando com voluntários de 16 a 60 anos. Enquanto isso, a distância (Berlim, Paris, Madrid e Santiago) outros colaboradores trabalham na produção de material técnico para a equipe local.

Protótipo de Desenvolvimento 01

As moradias a reconstruir

Todas as moradias são construídas em tijolos de cimento (técnica construtiva mais comum no Haiti), fabricados pelos cooperativistas, com uma estrutura de pilares de concreto e cobertura em zinco. Geralmente compostas de um único cômodo e sem banheiro, dispõem de um pequeno pórtico na sua entrada, o qual oferece um espaço exterior de interação. São, na maioria, muito escuras e úmidas interiormente, por causa da ausência de janelas e da má qualidade do piso.

Cortesia de Reclaiming Heritage

O trabalho de reparação consiste em abordar os problemas estruturais específicos de cada moradia: substituir os pilares em mau estado, reconstruir as paredes, construir janelas, substituir portas e chapas de zinco em mau estado.

Para as extensões, a equipe procurou introduzir novas técnicas construtivas, fato que fez com que os haitianos fossem muito relutantes no início. As paredes são construídas com uma estrutura de madeira em forma de chapéu de palha, preenchida pelos próprios escombros recuperados de diferentes moradias, acrescentando cimento e areia.Finalmente, possuem o mesmo aspecto que as paredes de alvenaria, mas são muito mais econômicos e comportam-se de melhor maneira frente aos terremotos.

Cortesia de Reclaiming Heritage

Resultados 2014

A presença da organização no Haiti foi de muita ajuda e motivação para os cooperativistas. Com o objetivo e garantir o trabalho no futuro da cooperativa após a aposentadoria dos membros do Reclaiming Heritage, foram organizados workshops para ensinar os haitianos a analisar problemas estruturais de cada moradia, desenhar seus próprios mapas e definir as intervenções necessárias, calcular orçamentos e chegar a um acordo com as famílias.

Planta Nivel 01
Planta Nivel 02

Logo após a partida da equipe, os cooperativistas conseguiram reconstruir sozinhos 8 novas moradias. Uma vez finalizadas as 30 casas, o Reclaiming Heritage procurará expandir o projeto e reconstruir as 136 moradias que faltam, e assim, profissionalizar o trabalho, a fim de criar uma empresa onde os cooperativistas possam ser remunerados.

Para reunir os fundos necessários para a realização do projeto, o Reclaming Heritage organiza uma coleta. Se o projeto é do seu interesse, é possível seguí-los no facebook e ajudar com doações no seguinte link.

Corte Longitudinal
Corte Transversal

Nome da obra: Rebuild Haiti Homes
Arquitetos: Reclaiming Heritage

Ano do projeto: 2012
Ano da construção: 2014
Localização: La Gallete, La Fewoné e Roche Blanche, Haití
Construção: Cooperativistas das comunidades afetadas, Reclaiming Heritage

Reconstruir sin perder la identidad, la apuesta de "Reclaiming Heritage" en Chanco, Chile

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Franco, José Tomás. "Reconstrução de moradias sobre suas próprias ruínas: "Reclaiming Heritage" no Haiti" [Reconstrucción de viviendas sobre sus propias ruinas: "Reclaiming Heritage" en Haití] 08 Mar 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/763085/reconstrucao-de-moradias-sobre-suas-proprias-ruinas-reclaiming-heritage-no-haiti> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.