Nova Estação de Delft projetada pelo Mecanoo é aberta ao público

Seis anos após o anúncio oficial do projeto, a primeira fase da nova Estação de Trem e Câmara Municipal de Delf, Países Baixos, foi aberta ao público. No hall da nova estação, uma "abóbada", projetada para receber os passageiros, exibe um mapa da cidade de 1877 nas cores branca e azul . As colunas são revestidas com um mosaico de pastilhas também azuis e brancas, reminiscente das cores de Delftware, uma das exportadoras mais famosas do mundo que tinha sua sede na cidade. As plataformas de estação foram projetadas por Benthem Crouwel, o escritório por trás da Rotterdam Centraal Station.

A câmara Municipal sobre a estação será inaugurada em 2017. Imagem © Harry Cock
© Harry Cock

Antes da abertura dessa nova estação, os trens entre Roterdã e Haia cruzavam Delft sobre viaduto de 1965 que dividia a cidade ao meio. A nova estação coloca o trânsito de três no subterrâneo, permitindo que o entorno se torne, eventualmente, um parque urbano.

Columns are wrapped in an abstracted Delft-blue mosaic. Image © Mecanoo

Segundo os arquitetos, "o caráter de Delft e a combinação do passado e futuro foi o ponto de partida para o desenvolvimento do projeto. Essa cidade de edifícios e canais históricos, outrora conhecida como "Prinsenstad" e profundamente conectada à Família Real Holandesa, está agora na vanguarda do desenvolvimento técnico. A Technical University of Delft, uma das melhores escolas de arquitetura da Europa, é líder mundial em engenharia de inovação."

The 'vaulted' ceiling. Image © Mecanoo

Segundo Francine Houben, diretora de criação do Mecanoo, "subindo as escadas rolantes, o impressionante forro com o mapa histórico de Delft se desdobra. Quando olhamos para fora, vemos a cidade e a antiga estação como uma moderna Vista de Delft do pintor Johannes Vermeer."

Gezicht op Delft / View of Delft. Johannes Vermeer

A Câmara Municipal acima da estação, que só será concluída em 2017, apresentará uma pele de vidro projetada para "refletir o céu de Delft". Painéis de vidro fundido remetem aos antigos vitrais de muitos edifícios históricos da cidade.

Delft, Bonneblad 459. Image Courtesy of Geerdes Ontwerpen / Mecanoo
Repositioning text on the map. Image © Geerdes Ontwerpen
Position of the image on the lamellae. Image © Geerdes Ontwerpen

Veja Francine Houben falando da nova estação:

Nova Estação de Delft projetada pelo Mecanoo é aberta ao público - Mais Imagens+ 11

Sobre este autor
Cita: Taylor-Foster, James. "Nova Estação de Delft projetada pelo Mecanoo é aberta ao público" [Mecanoo's New Delft Station Hall Opens To The Public] 05 Mar 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/763050/nova-estacao-de-delft-projetada-pelo-mecanoo-e-aberta-ao-publico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.