Vídeo: Mapa do trânsito do Rio de Janeiro é criado a partir de dados do Waze

Dispositivos móveis e aplicativos já são parte essencial da rotina de milhões de pessoas em todo o mundo. Tão inventivas quanto a imaginação pode ser, novas dessas ferramentas surgem a cada dia, visando, entre outras coisas, facilitar tarefas, fomentar interação social ou entreter os usuários. Por mais que a maior parte desses aplicativos tenha implicações pequenas, proporcionando apenas a interação do indivíduo com seu dispositivo, muitos deles desencadeiam reações em maior escala, interferindo inclusive nas cidades.

Esse é o caso do Waze, o aplicativo de tráfego mais usado no mundo. O sistema funciona através da contribuição de seus usuários, que disponibilizam informações em tempo real sobre as condições do trânsito – congestionamento, acidentes, policiamento etc. Os dados são então disponibilizados aos outros usuários, que podem, assim, optar por trajetos que lhes pareçam mais convenientes.

As implicações físicas dessa ferramenta virtual se fazem visíveis no ambiente urbano, pois além de registrar as condições de tráfego, as informações moldam, de certo modo, o próprio trânsito, direcionando, muitas vezes, o fluxo de veículos para ruas onde os condutores não passariam não fossem as informações que estão a sua disposição.

O vídeo acima foi produzido através dos dados coletados com o Waze no Rio de Janeiro durante 24 horas (3 e 4 de setembro de 2014) e mostra como se comportou o fluxo de veículos na cidade durante aquele dia. Um fato interessante é que o próprio mapa das ruas foi criado a partir dos dados de GPS coletados naquele período de tempo, exemplificando mais uma das aplicações da ferramenta.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Vídeo: Mapa do trânsito do Rio de Janeiro é criado a partir de dados do Waze" 28 Fev 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/762965/video-mapa-do-transito-no-rio-de-janeiro-e-criado-a-partir-de-dados-do-waze> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.