Sede EURALIS / LCR Architectes

Sede EURALIS / LCR Architectes - Imagem 2 de 48Sede EURALIS / LCR Architectes - Imagem 3 de 48Sede EURALIS / LCR Architectes - Imagem 4 de 48Sede EURALIS / LCR Architectes - Imagem 5 de 48Sede EURALIS / LCR Architectes - Mais Imagens+ 43

Sede EURALIS / LCR Architectes - Imagem 5 de 48
© Sylvain Mille
Sede EURALIS / LCR Architectes - Imagem 48 de 48
Cortesia de LCR Architectes

Descrição enviada pela equipe de projeto. A renovação da sede do grupo EURALIS teve que integrar e representar a ambição de uma operação total de reforma, afirmando a identidade do grupo e proporcionando uma funcionalidade sem compromissos. O edifício existente com uma área de 8000 m² e que data dos anos 70, foi completamente renovado, redistribuído e remodelado.

Sede EURALIS / LCR Architectes - Imagem 6 de 48
© Sylvain Mille

As fachadas mostram a dualidade da tecnologia responsável com o meio ambiente e a estética resultante de sua simplicidade. Ao invés de desenhar a pele das duas torres como uma composição de elementos justapostos, vidro contra painéis sólidos, paredes contra janelas, transparência contra opacidade, os arquitetos decidiram resolver estas forças opostas num espectro contínuo, montando painéis de vidro que vão desde o transparante a uma cor refletora.

Sede EURALIS / LCR Architectes - Imagem 10 de 48
© Sylvain Mille

Construída em 1975, a sede já não era compatível com os requisitos dos padrões atuais. O objetivo da operação era economizar a metade do consumo de energia. De fato, os líderes do grupo foram alertados em 2007 sobre a importância dos custos anuais de operação e as dificuldades de manutenção relacionadas com a idade dos edifícios. EURALIS também buscou melhorar a comodidade de seus funcionários, as pessoas foram o centro do projeto de reforma.

Sede EURALIS / LCR Architectes - Imagem 17 de 48
© Sylvain Mille

As torres EURALIS possuem 11 pavimentos. São a expressão da identidade histórica do grupo e proporcionaram durante 35 anos um forte marco na entrada da cidade de Lescar desde sua fachada sudoeste.

A hipótese de uma demolição e reconstrução foi abandonada imediatamente, pois além de sua aparência de identidade histórica, a nova regulação de gabarito urbano possui um pavimento a menos. Por outro lado, o edifício tinha algumas qualidades arquitetônicas, sobretudo devido a sua estrutura de concreto em particular. Assim, LCR ARCHITECTES centrou-se na preservação das torres. A atenção especial prestada a suas fachadas parecia essencial tanto em termos de uma paisagem urbana consistente como de identidade corporativa.

Sede EURALIS / LCR Architectes - Imagem 32 de 48
© Sylvain Mille

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lescar, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sede EURALIS / LCR Architectes" [EURALIS Headquarters / LCR Architectes] 26 Fev 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/762781/sede-euralis-lcr-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.