TEDx com Guto Requena: Esculpindo Memórias Afetivas

Guto Requena fala nessa palestra do TEDx em Blumenau sobre como o design pode ser usado para lidar com as memórias afetivas e os sentimentos das pessoas. Iniciando seus estudos em arquitetura em 1999, Requena comenta que aquela época foi também o momento em que estabeleceu seu primeiro contato com o mundo digital, relação que mantém ativa até hoje em suas explorações no Estudio Guto Requena.

Para ele, arquitetura e design não dizem respeito apenas à matéria, ao mundo físico, esses campos estão cada vez mais incorporando noções de virtualidade, fato que tende a alterar profundamente a atuação desses profissionais.

Em sua fala, Requena dá especial atenção ao projeto LOVE, em que pessoas eram monitoradas ao contar estórias de amor, tendo suas emoções, batimentos cardíacos e fala registrados para então gerar objetos – primeiramente virtuais e em seguida materializados através de uma impressora 3D.

Esculpir memórias, termo usado pelo arquiteto para se referir a essa abordagem mais emotiva a sensitiva do design, se mostra bastante apropriado quando vemos impresso, por exemplo, um vaso que teve sua forma estabelecida pelas alterações emocionais das pessoas ao narrarem episódios de profundo significado subjetivo.

Assista acima à palestra de Guto Requena no TEDx Blumenau.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "TEDx com Guto Requena: Esculpindo Memórias Afetivas " 24 Fev 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/762696/tedx-com-guto-requena-esculpindo-memorias-afetivas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.