Casa em Chiharada / Studio Velocity

Casa em Chiharada / Studio Velocity - Imagem 2 de 18Casa em Chiharada / Studio Velocity - Imagem 3 de 18Casa em Chiharada / Studio Velocity - Imagem 4 de 18Casa em Chiharada / Studio Velocity - Imagem 5 de 18Casa em Chiharada / Studio Velocity - Mais Imagens+ 13

Okazaki-shi, Japão
  • área Do Terreno: 144.93 m²
  • área Construída: 110.56 m²
  • Cidade: Okazaki-shi
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Casa em Chiharada / Studio Velocity - Imagem 3 de 18
© Kentaro Kurihara

"Desconstrução de uma arquitetura de multi-pavimentos": Um terreno com uma casa principal de dois pavimentos é dividido ao meio e uma nova casa será construída para um jovem casal na área vazia.

Casa em Chiharada / Studio Velocity - Imagem 7 de 18
© Kentaro Kurihara

Embora haja espaço suficiente no entorno e não existem edifícios próximos, é inevitável que a nova casa seja construída próxima à casa principal. Além disto, um espaço de estar em mais de um pavimento era necessário devido à limitação da área do terreno.

Casa em Chiharada / Studio Velocity - Imagem 15 de 18
Planta Baixa

Portanto, para evitar estar frente à frente, um volume arredondado foi escolhido na esquina do volume quadrado da casa principal. Foi disposto desta maneira para criar um espaço como um vale entre os dois edifícios, se abrindo e se espalhando em direção ao lado de fora. O volume redondo é disposto em um terreno de formato irregular, criando jardins de formas variadas em torno dele, que pode ser compartilhado com a casa principal. Cada ambiente do primeiro pavimento do edifício de volume redondo possui uma porta que se abre para os jardins. 

Casa em Chiharada / Studio Velocity - Imagem 6 de 18
© Kentaro Kurihara

Uma série de pequenos ambientes e um banheiro estão localizados no primeiro pavimento, e um grande hall onde todos podem se reunir está disposto no segundo pavimento. Ambos os níveis estão relativamente próximos através da redução da altura da laje que se encontra entre eles, e portanto, os jardins podem ser vistos inclusive do centro do segundo pavimento pelas escadas fechadas e os ambientes inferiores.

Casa em Chiharada / Studio Velocity - Imagem 16 de 18
Planta Baixa

Entrando pela entrada principal do segundo pavimento, as escadas fechadas estão dispostas dentro da sala de estar principal que está repleta de luz com um pé direito alto; as escadas parecem estruturas esbeltas de variadas alturas. O espaço provoca uma sensação de estar na rua de uma cidade, e faz com que pareça estar ao nível do solo apesar de estar distante do chão.

Casa em Chiharada / Studio Velocity - Imagem 5 de 18
© Kentaro Kurihara

Cada uma das quatro escadas fechadas conecta à um ambiente. Quando se olha para cima pelos forros abertos do dormitório das crianças ou do quarto principal (a partir do interior das escadas fechadas) que quase chegam até o teto, o céu pode ser visto e a luz natural é derramada nas claraboias por cima das aberturas nas escadarias enclausuradas. Esta casa pretendia ser um local onde uma pessoa fosse capaz de sentir o solo e o céu em tudo, mesmo sendo um edifício com mais de um pavimento.

Casa em Chiharada / Studio Velocity - Imagem 17 de 18
Corte

A eliminação da descontinuidade entre as escadarias dos vários níveis que existem, poderiam conduzir à um desenvolvimento de um novo ambiente de vida unida e contínua. A inter-relação existente em cada área - inclusive o exterior, pela intersecção da sala de estar externa e interna, a hierarquia entre o primeiro e o segundo pavimento desaparece e as funções e cenários individuais se mesclam no conjunto.

Casa em Chiharada / Studio Velocity - Imagem 12 de 18
© Kentaro Kurihara

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Chiharada / Studio Velocity" [House in Chiharada / Studio Velocity] 25 Fev 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/762649/casa-em-chiharada-studio-velocity> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.