Apartamento Trama / Studio Clarice Semerene

Apartamento Trama / Studio Clarice Semerene - Imagem 2 de 24Apartamento Trama / Studio Clarice Semerene - Imagem 3 de 24Apartamento Trama / Studio Clarice Semerene - Imagem 4 de 24Apartamento Trama / Studio Clarice Semerene - Imagem 5 de 24Apartamento Trama / Studio Clarice Semerene - Mais Imagens+ 19

Apartamento Trama / Studio Clarice Semerene - Imagem 18 de 24
© Joana França

Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento de 70 m², situado em um edifício recém construído em um novo bairro de Brasília, foi desenhado para um casal de jovens.

Originalmente, o imóvel era distribuído em ambientes bem delimitados, envolvendo sala, cozinha, área de serviço, duas suítes e um lavabo na área social.  

Apartamento Trama / Studio Clarice Semerene - Imagem 24 de 24
Planta Baixa

O novo projeto deveria se alinhar a necessidade dos moradores por espaços fluidos, usos múltiplos do espaço e, ao mesmo tempo, deveria traduzir o estilo de vida e as referências afetivas do casal.  

Sendo assim, foram priorizadas áreas livres, integradas e multifuncionais, adaptáveis a diferentes cenários do cotidiano.  

Apartamento Trama / Studio Clarice Semerene - Imagem 5 de 24
© Joana França

Ao entrar no apartamento, as barreiras entre a sala de tv, sala de jantar, cozinha e área de serviço, se dissolvem a partir de uma trama central permeável. A estrutura metálica se desdobra em diferentes funções: de divisória à estante, de balcão à mesa de jantar. Um só elemento que abraça a ilha da cozinha e se torna o coração do projeto.  

A cozinha e a área de serviço tiveram as suas funções reduzidas ao essencial e reunidas em um só volume disposto linearmente. A área de serviço é facilmente camuflada e convertida em painel de fundo para a sala de jantar.  

O escritório funciona como ambiente reversível, através de painéis de correr, podendo se abrir para a sala para fundir-se aos demais ambientes, ou se fechar para uma maior privacidade.   

Optou-se por materiais neutros e naturais, como o concreto e a madeira. O elemento metálico central traz um caráter industrial, próprio das grandes cidades, que se contrasta com as cores vibrantes presentes nos objetos, móveis e na parede da sala de estar. O resultado é o frescor de uma praia urbana, tão presente na memória dos moradores.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Park Sul, Brasília, DF, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Trama / Studio Clarice Semerene" 21 Fev 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/762585/apartamento-trama-semerene-arquitetura-interior> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.