Fantasias de carnaval para arquitetos

Talvez a maior festa brasileira, o carnaval é celebrado com muita intensidade em toda a América Latina através de marchinhas, blocos de rua, carros alegóricos, desfiles e, é claro, fantasias.

Seja simples e discreta ou sofisticada e extravagante, a fantasia é um dispositivo que permite àquele que a veste – e também àquele que a vê – imaginar o que não existe. Ela é, de certo modo, a materialização de nossos sonhos. No carnaval e em outras festividades, o significado da fantasia se expande, através dela as pessoas se divertem tornando-se o que não são, o que gostariam de ser.

Produzir a fantasia perfeita, aquela que exprime nossa imaginação e desejos, pode demandar intenso trabalho. Os famosos desfiles de carnaval do Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo comprovam isso. A construção dessas arquiteturas do sonho demandam meses de preparação, à espera do momento catártico em que seu significado se faz.

Arquiteturas imaginárias, as fantasias podem ser feitas por qualquer um. Mas e quando são feitas por arquitetos? Mostramos a seguir algumas fantasias que podem servir de inspiração para o carnaval dos arquitetos, da Bauhaus ao Beaux Arts, veja algumas das opções mais divertidas e absurdas para o carnaval deste ano.

Balé da Bauhaus, 1922. Fonte da imagem: Deconcrete
Balé da Bauhaus, 1922. Fonte da imagem: Deconcrete
Balé da Bauhaus, 1922. Fonte da imagem: Deconcrete
Balé da Bauhaus, 1922. Fonte da imagem: Deconcrete

E para aqueles com predileções mais discretas ou um orçamento apertado, roupa preta, óculos de armação circular e um cachimbo são uma boa opção.

Le Corbusier em 1938. © Hudson/Topical Press Agency/Getty Images
Philip Johnson. Fonte da imagem: creativemindsandfashion
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Fantasias de carnaval para arquitetos" 12 Fev 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/762092/fantasias-de-carnaval-para-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.