Palestra “Arquitetura e a questão de gênero: a mulher na arquitetura e na cidade”

Em outubro passado o Sindicato dos Arquitetos do Estado de São Paulo (SASP) promoveu o Encontro Estadual de Arquitetos, evento que reuniu profissionais de diversas áreas da arquitetura para debater sobre temas como mercado de trabalho, serviço público, docência e a questão do gênero na profissão.

Este último tópico contou com a contribuição de Silvana Rubino, cientista social e professora do IFCH da Unicamp, Paula Santoro, professora da FAU-USP e pesquisadora do tema, e Telmi Adame, estudante de Arquitetura e Urbanismo que articula o debate sobre gênero na Fenea, que compuseram a mesa Arquitetura e a questão de gênero: a mulher na arquitetura e na cidade.

Compartilhamos acima o vídeo dessa palestra, onde as participantes debatem essa questão relativamente recente na arquitetura - que em 2013 foi aquecida pela controversa recusa do Prêmio Pritzker em reconhecer retroativamente Denise Scott Brown como vencedora juntamente com Robert Venturi em 1991.

Aproveite para rever a seguir alguns de nossos principais artigos sobre a questão do gênero na arquitetura:

Porque a arquitetura tem que ouvir suas mulheres esquecidas

Os melhores (e piores) países para as mulheres na arquitetura

The Indicator: Por que 2013 foi o ano de Denise Scott Brown?

A petição de Scott Brown e o papel das mulheres na arquitetura

Prêmio Pritzker rejeita o pedido de Denise Scott Brown de conceder o prêmio de forma retroativa

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Palestra “Arquitetura e a questão de gênero: a mulher na arquitetura e na cidade”" 05 Fev 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/761656/palestra-arquitetura-e-a-questao-de-genero-a-mulher-na-arquitetura-e-na-cidade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.