Biblioteca Pública de Girona / Corea & Moran Arquitectura

Biblioteca Pública de Girona / Corea & Moran Arquitectura - Mais Imagens+ 26

  • Arquitetos: Corea & Moran Arquitectura; Corea & Moran Arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  8072
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Pepo Segura
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alumilux, Lamp Lighting
  • Colaboradores: Lorena Airasca, Cesc Buxo, Isis Campos, Marina Correia, María Soledad Díaz, Laura Guitart, Consuelo Koch, Víctor Moita, André Mota, Alexandra Perez, Alex Puig, Aristides Pujalte, Amanda Soler, Leticia Wouk
  • Engenharia Estrutural: David García / BIS Arquitectes
  • Engenharia Mecânica: Eduard Bou / K2
  • Construção: Copcisa
  • Equipe: Mario Corea, Lluís Moran, Sebastián Guerrico Corea Moran Arquitectura
  • Cidade: Girona
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Pepo Segura

Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova biblioteca está localizada em um grande terreno retangular no centro de Girona. Delimitado a norte pela movimentada Avenida Emili Grahit, o terreno está inserido em um bairro denso e compacto de edifícios residenciais altos. Estas condições urbanas - além do fato de que esta é a maior biblioteca da rede de bibliotecas públicas da Catalúnia - contribuiu para o desenvolvimento de uma estratégia de projeto baseada em dois aspectos principais.

© Pepo Segura

Em primeiro lugar, dada a sua importância civil e cultural, foi tomada a decisão de diferenciar a biblioteca do tecido circundante em termos de forma e de materiais. Em segundo lugar, enquanto o projeto responde aos novos desafios programáticos da biblioteca, como um lugar de interação social para jovens e idosos, também recupera o papel tradicional da biblioteca como um lugar tranquilo para leitura, estudo e reflexão.

Planta Baixa

As diferentes áreas funcionais foram distribuídas em quatro pavimentos de acordo com os grupos de usuários e atividades correspondentes. Os visitantes entram a partir da nova praça pública no piso térreo aberto e dinâmico que contém a biblioteca infantil e a sala de jogos, um auditório, uma galeria de exposições, uma cafeteria, e um espaço para ler jornais e assistir a vídeos. Nos dois pavimentos superiores estão as áreas especializadas de interesse e espaços para leitura, consulta e pesquisa. A administração está localizada no subsolo, onde o acesso é limitado aos funcionários.

© Pepo Segura

Uma grande escada aberta conecta os três pavimentos públicos. Além de permitir uma circulação vertical fluida, a escada é um elemento-chave para a compreensão da continuidade espacial dentro da biblioteca, que é organizada em torno de três pátios internos. Enquanto as paredes de vidro transparentes convertem todos os pátios em fontes de luz natural, bem como jardins que são extensões dos espaços interiores, cada um assume a sua própria identidade.

Corte

A articulação em planta e corte do pátio central o transforma em um grande funil que traz a luz natural para dentro do coração do edifício. Uma parede verde exuberante é um pano de fundo para a sequência de plataformas criadas pela geometria deslocada. Um retângulo no subsolo torna-se um quadrado no chão e, em seguida, um quadrado duplo no primeiro pavimento. No piso superior o pátio abre para tornar-se um quadrado de quatro vezes o tamanho do nível do solo. 

© Pepo Segura
© Pepo Segura

O princípio protagonista da biblioteca é a luz nas suas muitas variações. O volume em forma de quadrado é quase totalmente envidraçado, inundando o interior com uma luz difusa especialmente confortável para a leitura, enquanto enquadra a vista para o bairro vizinho. À noite, a biblioteca brilha como uma luminária urbana gigante, acolhendo a todos para entrar e fazer parte desse lugar de conhecimento, cultura e vida comunitária.

© Pepo Segura

Os aspectos de sustentabilidade são parte integrante do conceito de projeto e a biblioteca recebeu a certificação energética Classe A da União Europeia para a maximização da luz natural, construção industrializada com materiais reciclados de baixa manutenção e uma dupla fachada de vidro bioclimática. Além disso, o edifício possui isolamento térmico máximo, um telhado ventilado, uma parede e pátios verdes.

© Pepo Segura

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Girona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Biblioteca Pública de Girona / Corea & Moran Arquitectura" [Girona Public Library / Corea & Moran Arquitectura] 05 Fev 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/761420/biblioteca-publica-de-girona-public-corea-and-moran-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.