Edifício Leadenhall / Rogers Stirk Harbour + Partners

Edifício Leadenhall / Rogers Stirk Harbour + Partners - Mais Imagens+ 22

© Richard Bryant – Cortesia de British Land/Oxford Properties

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício compreende um número de elementos arquitetônicos distintos que proporcionam claridade à composição como um todo e na expressão individual de suas partes. Estes elementos incluem a estrutura principal, a armação da escada, as placas dos pavimentos de escritórios, o núcleo de suporte norte, o envoltório exterior e o setor público.

© Richard Bryant – Cortesia de British Land/Oxford Properties

A estrutura tem como objetivo reforçar a geometria definida pelo envoltório, que por sua vez gera a forma cônica distinta, e toma a expressão de um perímetro de "tubos" apoiados que definem a extensão das placas do piso. A armação da escada contribui na ênfase vertical da edificação, e contém os núcleos das saídas de emergência dos pavimentos de escritório. A armação também ancora visualmente o edifício ao solo. 

Corte

Os pavimentos de escritórios tomam a simples forma de placas de piso retangulares que diminuem em profundidade progressivamente, 750 milímetros por nível, até o topo. Os pavimentos de escritórios estão conectados ao "tubo" estrutural em cada nível, sem a necessidade de colunas verticais secundárias no perímetro.

© Richard Bryant – Cortesia de British Land/Oxford Properties

O núcleo de suporte norte foi projetado como uma torre independente que contém todos os elevadores, elevadores de carga, elevadores de serviço, e setores de assistência de cada pavimento. Três grupos de elevadores de passageiros servem às seções de altura baixa, média e alta do edifício, e estão conectados por dois vestíbulos de transferência nos pavimentos dez e vinte e quatro.

Modelo do Núcleo de Suporte Norte

A posição do núcleo de suporte norte em relação às áreas de escritório significa que a estrutura não é obrigada a ser muito protegida contra incêndios, permitindo que o conjunto seja projetado e se expresse como estruturas de aço exposto. Esta armação de aço articulado proporciona precisão a todo o conjunto.

© Lee Mawdsley

O envoltório envidraçado de grande transparência deixa que os sistemas estruturais e fluxo interior se manifestem; sua presença é uma entrada importante e dinâmica para a cidade e um espetáculo único para os transeuntes.

© Lee Mawdsley

O edifício foi projetado de forma a expressar todos os elementos constituintes atrás de um único envoltório envidraçado. As fachadas das áreas de escritório requerem os mais altos critérios de conforto em relação à perda de calor, luz do dia, brilho e ganho solar. Pois a fachada é complementada com uma camada interna de vidro duplo, gerando uma cavidade que incorpora a armação estrutural. O envidraçamento exterior integra a ventilação nos níveis de união para permitir que o ar externo entre e circule. Persianas controladas neste espaço são ajustadas automaticamente para limitar o ganho solar não desejado e o brilho.

© Richard Bryant – Cortesia de British Land/Oxford Properties

Os pavimentos inferiores do edifício geram um recuo diagonal para conseguir um grande espaço público aberto para o sul. A escadaria espetacular no espaço semi-fechado em estilo catedral, não possui precedentes em Londres e irá gerar um novo e importante ponto de encontro e um destino único por si mesma. Grandes terraços com bares e restaurantes oferecem vistas para este espaço público abaixo delas. Este recinto é aberto no nível do solo para permitir o acesso a partir de todas as direções. O espaço público é totalmente acessível por meio de uma grande superfície, que flui suavemente desde a Plaza de St. Helen até a Leadenhall Street.

© Paul Raftery
  • Equipe De Projeto: Aaron Massingham, Aleksandrina Rizova, Amy Learmonth, Andrew Yek, Andy Young, Andy Bryce, Ben Nicholls, Benjamin Darras, Carmel Lewin, Charles Meloy, Christine Geneste, Colin Moriarty, Daniel Behr, Daniel Lewis, Daniel Wright, Dirk Krolikowski, Eleanora Bressi, Jack Newton, Jacqueline Yeung, James Chapman, Jan Guell, Joanna Pencakowski, Jo-anne Cowen, John Mcelgunn, Justin Lau, Kairo Baden-Powell, Louise Palomba, Mark Gorton, Mark Hallett, Maurice Brennan, Nic Mitchell, Patricia Sendin, Rory Kofoed, Russell Gilchrist, Serena Croxson, Simon Davis, Simon Tonks, Stephen Light, Tim Mason, William Thorne, William Wimshurst, Zoe Webber
  • Empreiteiro De Projeto E Construção: Laing O’Rourke Structural & Services
  • Engenharia: Arup
  • Projeto Paisagístico: Edco Design London
  • Agrimensor De Quantidade: DL Aecom
  • Gerente De Projeto: WSP
  • Consultoria De Planejamento Estratégico: M3 Consulting
  • Consultoria De Planejamento: DP9
  • Consultoria De Paisagem Urbana: Francis Golding
  • Coordenador Cdm: Bovis Lend
  • Inspetor De Contrato: Corporation of London DS Office
  • Cad Software: Bentley Microstation
  • Parceiros Encarregados: Andrew Morris, Graham Stirk, Richard Rogers
  • Clientes: The British Land Company plc and Oxford
  • País: Reino Unido
Mais informaçõesMenos informações

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:122 Leadenhall Street, Londres EC3V 4QT, Reino Unido

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Leadenhall / Rogers Stirk Harbour + Partners" [The Leadenhall Building / Rogers Stirk Harbour + Partners] 03 Nov 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/761279/edificio-leadenhall-rogers-stirk-harbour-plus-partners> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.