Fábrica HAWE Kaufbeuren / Barkow Leibinger

Fábrica HAWE Kaufbeuren / Barkow Leibinger  - Imagem 2 de 31Fábrica HAWE Kaufbeuren / Barkow Leibinger  - Imagem 3 de 31Fábrica HAWE Kaufbeuren / Barkow Leibinger  - Imagem 4 de 31Fábrica HAWE Kaufbeuren / Barkow Leibinger  - Imagem 5 de 31Fábrica HAWE Kaufbeuren / Barkow Leibinger  - Mais Imagens+ 26

  • Arquitetos: Barkow Leibinger
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  50039
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  WACOTECH
  • Arquitetos: Frank Barkow, Regine Leibinger
  • Equipe Projeto: Martina Bauer, Natascha Bauer, Frederic Beaupere, Aki Nagazaka, Ruwen Rimpau, Morihide Seki, Jens Wessel
  • Equipe Construção: Lukas Weder, Matthias Anke, Franz Brunnert, Ulrich Fuchs, Johannes Gestering, Michael Johl, Henrike Kortemeyer, Arne Löper, Mathias Oliva Y Hausmann, Andrea Hronjec, Ruwen Rimpau, Morihide Seki, Antje Steckhan, Jonas Troescher, Tim Unnebrink
  • Gerenciamento De Projeto: Ingenics AG, Ulm
  • Gerenciamento De Construção: Höhler + Partner, Aachen
  • Engenharia Estrutural: Dobler GmbH & Co. KG Planungsbüro, Kaufbeuren
  • Projeto Hidráulico E Ar Condicionado: Albrecht GmbH, Kammlach
  • Projeto Elétrico: Christian Kaindl, Nandlstadt
  • Projeto De Energia: Rögelein + Partner Ingenieure GbR, Munique
  • Fachada: Priedemann Fassadenberatung GmbH, Berlim
  • Materiais: Müller-BBM GmbH, Planegg
  • Paisagismo: Stefanie Jühling, Munique
  • País: Alemanha
Mais informaçõesMenos informações
Fábrica HAWE Kaufbeuren / Barkow Leibinger  - Imagem 4 de 31
© David Franck

Descrição enviada pela equipe de projeto. HAWE, um fabricante de sistemas hidráulicos móveis e componentes hidráulicos, iniciou um concurso de design em 2008, no qual Barkow Leibinger venceu, para um novo centro de produção no contexto de uma paisagem agrícola na borda da estrada Baviera Allgäu e dos Alpes.

Fábrica HAWE Kaufbeuren / Barkow Leibinger  - Imagem 5 de 31
© David Franck

Depois de um adiamento devido à crise econômica internacional do período de intervenção, o projeto de 50.000 metros quadrados foi simplificado, desenvolvido e completado no prazo e no seu orçamento em 2014.

Fábrica HAWE Kaufbeuren / Barkow Leibinger  - Imagem 8 de 31
© David Franck

Concebido como uma "fábrica verde" a planta está organizada em torno de um "cata-vento" de quatro volumes de salas de produção, que giram em torno de um pátio central rodeado por escritórios, salas de conferência e cafeteria com vista para o sul e para os Alpes. a organização em forma de cata-vento proporciona aos trabalhadores a vista da paisagem e ajuda a dimensionar o grande edifício no contexto da paisagem. As aberturas em shed nas coberturas imitam a topografia alpina.

Fábrica HAWE Kaufbeuren / Barkow Leibinger  - Imagem 28 de 31
Corte AA
Fábrica HAWE Kaufbeuren / Barkow Leibinger  - Imagem 26 de 31
Planta Baixa
Fábrica HAWE Kaufbeuren / Barkow Leibinger  - Imagem 29 de 31
Corte BB

O princípio organizacional de "quatro folhas" do edifício reflete e permite que os processos de produção e a planta sejam lógicos. Este fluxo de rotação de trabalho começa com a entrega de matérias-primas, na entrada leste, levando a pré-fabricação, a produção, ao tratamento de superfície e a montagem e, por fim, para o transporte. Esta forma proporciona uma boa orientação, flexibilidade, bem como a possibilidade de crescimento e expansão e espaços de trabalho bem iluminados.

Fábrica HAWE Kaufbeuren / Barkow Leibinger  - Imagem 15 de 31
© David Franck

Os salões de produção são complementados por zonas programáticas definidas como blocos centrais de concreto pré-fabricado que estão ligadas ao centro, em torno do pátio. Estes salões contêm escritórios que são espacialmente relacionadas com salas de projeção aos andares superiores, onde estão as salas de conferências e a cafeteria com seus terraços com amplas vistas para os Alpes.

Fábrica HAWE Kaufbeuren / Barkow Leibinger  - Imagem 17 de 31
© Ina Reinecke

A fim de aumentar a velocidade da construção e reduzir os custos, as vigas dos salões e os elementos metálicos da cobertura foram pré-fabricados. A integração dos sistemas mecânicos e do sistema estrutural em grade permitiu layouts flexíveis. Os sheds na cobertura são orientados para o norte oferecendo iluminação natural, enquanto as superfícies opacas dos galpões orientam-se para o sul com painéis fotovoltaicos.

Fábrica HAWE Kaufbeuren / Barkow Leibinger  - Imagem 18 de 31
© David Franck

Outras características sustentáveis incluem um sistema de recuperação de calor, onde o calor residual das máquinas é integrado ao sistema de aquecimento e refrigeração central. Além disso, a eletricidade e refrigeração são produzidos através de uma central térmica a gás. A iluminação em LED é utilizada exclusivamente em todo o edifício. Águas residuais da produção são totalmente reintegradas ao processo através de um evaporador. 

Fábrica HAWE Kaufbeuren / Barkow Leibinger  - Imagem 23 de 31
© David Franck

A fábrica é exemplificada aqui por um flexível e modulado sistema de construção que aumenta a área de trabalho e melhora os processos de produção.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bavária, Alemanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Fábrica HAWE Kaufbeuren / Barkow Leibinger " [HAWE Factory Kaufbeuren / Barkow Leibinger] 01 Nov 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/761262/hawe-factory-kaufbeuren-barkow-leibinger> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.