Casa Riihi / OOPEAA

Casa Riihi / OOPEAA - Imagem 2 de 34Casa Riihi / OOPEAA - Imagem 3 de 34Casa Riihi / OOPEAA - Imagem 4 de 34Casa Riihi / OOPEAA - Imagem 5 de 34Casa Riihi / OOPEAA - Mais Imagens+ 29

Alajärvi, Finlândia
  • Arquitetos: OOPEAA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  479
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jussi Tiainen
Casa Riihi / OOPEAA - Imagem 8 de 34
© Jussi Tiainen

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada em Alajärvi, uma pequena vila ao leste da Finlândia, em uma área de vale ao lado de uma pequena ilha de floresta.

Casa Riihi / OOPEAA - Imagem 28 de 34
Planta Baixa

Foi encomendada por uma família de um pai empresário, uma mãe artista e seus dois filhos, que precisava de uma casa com espaços para viverem juntos, mas com espaços para os seus hobbies e um estúdio para servir como um ateliê.

Casa Riihi / OOPEAA - Imagem 2 de 34
© Jussi Tiainen

A casa combina com a paisagem circundante através da sua forma e materiais. A composição sutilmente lembra uma fazenda tradicional finlandesa, onde as casas de madeira são dispostas de modo a formar um pátio interno protegido, com as casas voltadas para o pátio. Neste caso, os três edifícios - a casa, o atelier e a garagem - formam um jardim íntimo, criando um microclima ideal em torno da casa, minimizando o impacto dos ventos do quadrante norte que sopra no vale.

Casa Riihi / OOPEAA - Imagem 4 de 34
© Jussi Tiainen

Sendo um edifício de baixa energia, a casa em forma de L é feita de madeira em seu exterior, interior e estrutura, com grandes telhados inclinados revestidos de alumínio que refletem a paisagem de uma forma inesperada. A madeira comprimida foi utilizada para o isolamento e o papel, para a selagem. Todas as peças metálicas das casas são feitas de alumínio não tratado. Os materiais e soluções técnicas criam um edifício saudável e ecológico que pode ser reciclado quando chegar ao fim do seu ciclo de vida. A casa pode ser aquecida com suas lareiras que retêm calor e que também fornecem água quente. O sistema de iluminação é fornecido por baterias carregadas com energia solar. É possível viver na casa sem depender das redes de energia, água e esgoto da cidade.

Casa Riihi / OOPEAA - Imagem 19 de 34
© Jussi Tiainen

Os interiores são organizados de acordo com três diferentes funções. O espaço da garagem e depósito é muito simples e tem um senso de anonimato para suas superfícies interiores. O ateliê possui um pé direito duplo e as suas superfícies de madeira, até mesmo o piso, foram pintadas de branco, a fim de tornar a luz mais uniforme possível. Os interiores da casa, todos em madeira, proporcionam um ambiente acolhedor e confortável. Seus moradores podem desfrutar da espaçosa sala de estar e sua lareira central, subir no mezanino para contemplar a vista sobre os campos e usar os grandes corredores como uma área de jogos ou sala de leitura, com vista para o pátio interno através de suas aberturas.

Casa Riihi / OOPEAA - Imagem 20 de 34
© Jussi Tiainen

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa Riihi / OOPEAA" [House Riihi / OOPEAA] 03 Fev 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/761261/casa-riihi-oopeaa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.