Escola n°92 de Tempo Integral Bella Unión / Pedro Barrán Casas

Escola n°92 de Tempo Integral Bella Unión / Pedro Barrán Casas - Mais Imagens+ 13

Bella Unión, Uruguai
  • Arquitetos: Pedro Barrán Casas, Projeto de Apoio à Escola Pública Uruguaia
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografías:Courtesy of Pedro Barrán
  • Colaboradora: Ana Silveira
  • Supervisor De Obra: Walter Gurruchaga
  • Diretor De Obra: Daniel Boada
  • Propietário: Administração Nacional de Educação Pública (ANEP).
  • Cidade: Bella Unión
  • País: Uruguai
Mais informaçõesMenos informações
Cortesia de Pedro Barrán

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto desta escola pública buscou responder às características do clima sub-tropical, envolvendo seus edifícios e parte do quintal com uma pele de folha de metal. Foi um dos "Finalistas Destaque" do "Concurso de Obra Realizada  2002-2014", selecionado pela Sociedade de Arquitetos do Uruguai.

Cortesia de Pedro Barrán

Situação urbana

O bairro Extensión Sur da cidade de Bella Unión é uma área complexa que tem um assentamento informal, habitações sociais e vários terrenos vazios. Nestes últimos, o Ministério da Habitação está construindo habitações para realojar famílias do assentamento. Em um terreno central de esquina, a área para esta escola pública foi reservada.

Planta Baixa

Programa e partido

Os educadores recomendaram que a escola fosse pequena, de modo que cada criança pudesse ter um atendimento personalizado e em tempo integral, para cobrir as horas de trabalho de seus pais.

Cortesia de Pedro Barrán

A escola possui um refeitório e uma cozinha em um prisma quadrado, além de oito salas de aula, administração e serviços em um bloco retangular de dois níveis com vista para a paisagem do Rio Uruguai. A disposição dos dois edifícios gera um átrio de acesso até a esquina e um pátio voltado para o norte.

Diagrama

Ventilação natural

Bella Unión é a cidade mais ao norte do Uruguai e seu clima é subtropical, mais quente e úmido do que o resto do país. Para melhorar a inércia térmica da escola, nós a envolvemos com uma pele de chapas aço corrugado. Nas fachadas Leste e Oeste são ventiladas e o pátio foi coberto.

Cortesia de Pedro Barrán

Esta pele possui um custo elevado, portanto os outros elementos foram simplificados: as paredes interiores são de blocos de concreto sem reboco e quase não foram utilizados portões ou cercas, já que os próprios edifícios ao redor limitam a propriedade.

Cortesia de Pedro Barrán

Espaços internos

O refeitório é acessado a partir da circulação da escola e também a partir da praça de entrada, a fim de permitir a sua utilização pela comunidade do bairro.

Corte

As salas de aula foram equipadas com lousas, quadros de avisos, prateleiras e armários, enquanto as salas de aula de pré-escola também possuem uma bancada com pia e banheiro próprio. Todos elas se voltam para a circulação, que possui caixas coloridas que individualizam cada sala de aula, formada por bancos que formam um caminho lúdico.

Cortesia de Pedro Barrán

Espaços externos

O acesso foi equipado com bancos e iluminação. O pátio possui bancos, bebedouros, jogos, árvores e uma quadra poliesportiva. O pátio coberto foi coberto por clarabóias de policarbonato com cores mais quentes que o resto do edifício para proporcionar uma atmosfera que varia com as horas do dia.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bella Unión, Artigas, Uruguai

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola n°92 de Tempo Integral Bella Unión / Pedro Barrán Casas" [Escuela n°92 de Tiempo Completo en Bella Unión / Pedro Barrán Casas] 30 Jan 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/761207/escola-n-degrees-92-de-tempo-integral-bella-union-pedro-barran-casas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.