Restaurante NAU / Sandra Moura

Restaurante NAU / Sandra Moura - Mais Imagens+ 28

  • Arquitetos: Sandra Moura; Sandra Moura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  7300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Joana França
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Central, Concrecon, Coral, Fecimal, Gradebras, Johnson Controls, Knauf, Osram, Otis, Pingo Zero, Plaka, Portobello, RM, SIERRA Muebles, Saccaro, Sulamericana, Trisoft, Vibrasom
  • Paisagismo: Alex Hanazaki
  • Luminotécnica: Peter Gasper
  • Acústica: Síntese
  • Estrutura: Thomaz de Aragão Neto
  • Fundações: Embre
  • Elétrica E Acústica: Projet – Vanderlei Barbosa Freiras
  • Ar Condicionado: George Raulino Sistemas Térmicos
  • Construção: F5
  • Autora: Sandra Moura
  • Equipe: Monalisa Felinto e Bárbara Veiga
  • Cidade: Brasília
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Joana França

No mar de concreto, o Nau desembarca os ares do litoral Nordestino.

Quando o restaurante Nau aportou na Capital Federal, no segundo semestre de 2013, desembarcou junto ao lago Paranoá elementos que fazem referências a vida no litoral paraibano. Não ignorou, porém, o mar de concreto que o cerca e lançou âncora na arquitetura institucional da cidade. Nascia, assim, um equipamento com uma missão complexa: harmonizar a presença do mar dentro da concretude brasiliense.

Planta Térreo - Layout

Restaurante NAU / Sandra Moura - Mais Imagens+ 28

A arquiteta Sandra Moura, que assina o projeto, já havia sido feliz na composição da estrutura marcante do Mangai, restaurante da mesma família proprietária do Nau, ambos com matriz em João Pessoa, capital da Paraíba. Ela resolveu, então, unir as duas estruturas.

E essa união não é metafórica. Nau e Mangai ocupam lotes contíguos e estão a apenas dez metros de distância, atados conceitualmente.

© Joana França

Essa junção se materializa especialmente por meio de um elemento em especial: o aço corten, que Sandra Moura já havia recorrido para revestir elementos do Mangai e agora reveste quase a totalidade das fachadas, acrescendo nos planos verticais e horizontais o concreto aparente, que forma a segunda pele.

Recortado na figura da folha de palma (comum na flora do sertão brasileiro), o aço corten se harmoniza com o concreto dominante em Brasília. “Criamos um diálogo entre a estrutura de aço corten e o concreto, balanceando com diferentes materiais”, revela a arquiteta.

© Joana França

Ao todo, a unidade brasiliense do Nau – a matriz foi fundada em 2010 em João Pessoa – ocupa mais de 7 mil metros quadrados de área construída, distribuído por três pavimentos. No térreo estão o salão principal, a cozinha e os ambientes de apoio. No subsolo estão estacionamento e equipamentos técnicos. E o andar superior abriga o mezanino e área para eventos.

Corte AA

Apesar de estar ao lado do Paranoá (ambos os restaurantes estão localizados no Setor de Clubes Esportivos-SDul, próximo a ponte JK), a arquiteta lança dose extra de frescor, em contraponto ao clima seco de Brasília, com a criação de um lago que separa o núcleo do restaurante de uma parte solta, acessada por meio de uma passarela de madeira e aço galvanizado que acessa os dois restaurantes, convidando clientes a visitar as duas estruturas.

© Joana França

As referências ao ambiente marinho – que está presente no cardápio - compõem o arranjo especial que podem ser visualizados na adega (onde duas grandes mesas em forma de jangada com tampos envidraçados convidam a uma viagem etílica, sobre as quais também pendem dois barcos) e também nas lâminas de madeira junto as janela, que têm forma de escotilhas. “Transformamos a ida ao restaurante em uma verdadeira viagem náutica”, diz a arquiteta.

Croquis

A proposta gastronômica do Nau ainda está presente nas ranhuras na parede que simulam escamas de peixes e, também, no projeto luminotécnico desenvolvido por Peter Gasper que lança vapor metálico nas cores verde, azul e branca sobre a renda da fachada, atingindo o forro de gesso do salão. 

“Com esse conceito, o Nau aporta em Brasília com a intenção de levar à capital brasileira um pouco da culinária, da cultura e das referências da vida no litoral”, conclui Sandra Moura.

© Joana França

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:SCES Trecho 2, s/n - Asa Sul, Brasília - DF, 70200-002, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Restaurante NAU / Sandra Moura" 30 Jan 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/761153/restaurante-nau-sandra-moura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.