Clássicos da Arquitetura: DISBRAVE / João Filgueiras Lima (Lelé)

Clássicos da Arquitetura: DISBRAVE / João Filgueiras Lima (Lelé) - Mais Imagens+ 16

O conjunto edificado está dividido em três volumes principais distintos. O primeiro é predominantemente horizontal e acompanha o traçado irregular do terreno: a oficina. O segundo volume é vertical: uma torre de escritórios com cinco pavimentos. Os dois volumes estão conectados por meio de corredor externo protegido por uma cobertura plana em concreto. O terceiro volume abriga o posto de gasolina.

via Disbrave

O volume horizontal tem planta retangular cujo lado maior é cinco vezes e meio mais extenso do que o lado menor. O edifício possui vinte vigas pré-fabricadas compostas por duas abas curvas em concreto. As abas possuem tamanhos distintos cujos os arcos opostos conformam um Y.

© Joana França

As abas maiores medem quase o dobro do tamanho das abas menores. A aba maior sobrepõe a aba menor da viga. A distância entre os eixos entre as duas abas vence dois metros e vinte centímetros de vão. Nas abas menores há esquadrias com caixilhos retangulares fixos cujas aberturas medem quarenta centímetros. Essas aberturas possibilitam a entrada controlada de iluminação natural no recinto.

via Disbrave

O volume vertical apresenta planta quadrada cujos lados têm a mesma medida que o lado menor do volume horizontal. As faces norte e oeste do volume são protegidas por peças de concreto fixadas através de pinos de aço encaixados nos pilares. Uma escada externa está implantada também na fachada oeste do edifício. A escada está envolta por um volume em concreto cuja planta é composta por dois arcos opostos que juntos conformam o desenho de um olho.

© Acervo João Filgueiras Lima

O projeto original, de 1965, sofreu duas expansões. Uma por década. A primeira, em 1975, ocorreu quando a antiga torre presente no projeto original foi demolida para dar espaço às novas instalações e ampliação das oficinas, e um bloco foi construído no subsolo com trinta e cinco metros de largura por setenta e cinco metros de comprimento.

via Disbrave

Em 1985, foi acrescentada uma marquise pré-moldada à empena lateral do volume horizontal, composta por peças pré-fabricadas de seção curva, feita em argamassa armada, com seis metros de comprimento por trinta centímetros de largura. Essas peças estão engastadas em viga tubular de concreto fundida in loco. 

© Joana França
Brasília, Brasil

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:W/3 Norte 508 - Sepn, 508 - Asa Norte, Brasília - DF, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Audrey Migliani. "Clássicos da Arquitetura: DISBRAVE / João Filgueiras Lima (Lelé)" 28 Jan 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/761136/classicos-da-arquitetura-disbrave-joao-filgueiras-lima-lele> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.