7 imperdíveis do "Cinema e Arquitetura": cenografias

Um diretor de cinema pode ser um bom arquiteto? Esta pergunta nos fizemos há alguns meses ao analisar a estreita relação existente entre Alfred Hitchcock e a arquitetura, e hoje a relembraremos nesta copilação de filmes nos quais a cenografia possui um papel fundamental dentro da trama.

O espaço cenográfico é onde se desenvolve a ação e sua morfologia pode determinar totalmente a forma como o espectador recebe a mensagem: uma moradia com dimensões asfixiantes para transmitir a loucura do protagonista, o exagero na utilização de cores para definir a qualidade ambiental de uma cena ou a fabricação de grandes maquetes para simular estruturas e cidades impossíveis. Confira alguns incríveis exemplos, a seguir.

7 imperdíveis do Cinema e Arquitetura: cenografias - Mais Imagens+ 3

+ Grande Hotel Budapeste

Cinema e Arquitetura: "The Grand Budapest Hotel"

"Uma grande maquete de 1,5 m de altura permitiu a realização de muitas cenas do filme, dando a liberdade ao seu diretor em fazer tomadas mais amplas do edifício e da pitoresca paisagem que o rodeia". A maquete esteve a cargo do designer de produção Adam Stockhausen, nominado ao Oscar 2014".

+ Oblivion

Cinema e Arquitetura: As Estruturas Futurísticas de Oblivion

"O diretor concebeu o desenho da torre baseado em representações do modelo 3D, feitas por ele mesmo. Joseph Kosinski se formou em arquitetura, na Universidade da Columbia, o que explica a forte influência do desenho no filme".

+ A Origem

Cinema e Arquitetura: "A Origem"

"A famosa escada impossível de "Penrose" - que sobe e desce ao mesmo tempo infinitamente, é construída através da ilusão de ótica e do trabalho com as câmeras. Aparentemente, ao percorrê-la, sempre volta ao começo e todo o percurso se inicia novamente".

+ Cenas de Terror

Cinema e Arquitetura: 10 cenas assustadoras que um arquiteto não pode deixar de ver

"Uma boa cena vem de um roteiro intrigante, uma direção precisa e de um desenho de atmosfera e cenografia que consegue nos submergir na trama. Pensamos então, naqueles filmes que sempre vêm em mente quando aparecem os gêneros de terror e suspense".

+ Corredores de Ficção Científica

Cinema e Arquitetura: Uma coleção de Corredores da Ficção Científica

"Por vários anos, Serafín Álvarez recopilou uma grande quantidade de corredores de filmes de ficção científica como projeto pessoal. Em permanente atualização, seu blog já soma mais de 140 filmes, em que selecionou os corredores mais chamativos, futuristas e fantásticos; muitos deles espaços-chave dentro das suas respectivas cenas".

+ A cenografia desenhada por Salvador Dalí para "Spellbound" de Hitchcock

Cinema e Arquitetura: A cenografia desenhada por Salvador Dalí para "Spellbound" de Hitchcock

"Dalí produziu mais de 20 minutos de cenas surrealistas para o filme de Hitchcock dos quais, somente alguns poucos minutos foram aprovados para a edição final. Estruturas arquitetônicas impossíveis e esquizofrênicas com olhos de grande tamanho são vistas no decorrer do filme. Através do estilo próprio de Dalí, elas acabaram se relacionando diretamente com suas pinturas".

+ Laranja Mecânica

Cinema e Arquitetura: "Laranja Mecânica"

"Kubrick comentou que muitas das localizações utilizadas foram encontradas foleando revistas de arquitetura. A escolha destas estruturas mínimas procura refletir uma sociedade aparentemente rígida e estreita, que somente procura funcionalidade imediata. No interior, pelo contrário, são exploradas as paixões mais ocultas dos seus habitantes com base na excentricidade e no absurdo; aparece a forma, a luz, a cor e a arte".

Sobre este autor
Cita: Victor Delaqua. "7 imperdíveis do "Cinema e Arquitetura": cenografias" 23 Jan 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/760938/7-imperdiveis-do-cinema-e-arquitetura-cenografias> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.