Casa em Estoril / Ricardo Moreno Arquitectos

Casa em Estoril / Ricardo Moreno Arquitectos - Imagem 2 de 45Casa em Estoril / Ricardo Moreno Arquitectos - Imagem 3 de 45Casa em Estoril / Ricardo Moreno Arquitectos - Imagem 4 de 45Casa em Estoril / Ricardo Moreno Arquitectos - Imagem 5 de 45Casa em Estoril / Ricardo Moreno Arquitectos - Mais Imagens+ 40

  • Equipe De Projeto: Filipe Nascimento, Mário Crespo
  • Paisagismo: Ricardo Moreno
  • Estruturas: SIPCA
  • Especialidades: Hertz
  • Construtora: LD&A
  • área Do Terreno: 541 m²
  • Cidade: Estoril
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa em Estoril / Ricardo Moreno Arquitectos - Imagem 11 de 45
© Ricardo Oliveira Alves

Descrição enviada pela equipe de projeto. Neste projecto de recuperação de uma antiga casa de 1923, o Arqtº Ricardo Moreno deparou-se com a uma das mais difíceis tarefas que um arquiteto pode ter que é desenvolver o projeto e construção da sua própria casa. 

Casa em Estoril / Ricardo Moreno Arquitectos - Imagem 38 de 45
© Ricardo Oliveira Alves

Nesta casa restava como principal valor preservar as paredes exteriores. A intervenção foi gerada pelo desafio de estabelecer a liberdade face ao condicionante do existente, procurando reconhecer e identificar a história e a contemporaneidade como ponte entre dois momentos no tempo.

Casa em Estoril / Ricardo Moreno Arquitectos - Imagem 29 de 45
© Ricardo Oliveira Alves

O piso de entrada, destinado ás zonas comuns, é resolvido através da introdução de um volume em madeira que compartimenta e define o programa. Sala de Estar, Cozinha e Escritório. Nesse mesmo volume são esculpidos os degraus que dão acesso outros volumes brancos,suspensos a cotas superiores, onde se encontram as zonas privadas. A introdução destes novos volumes, que modelam os espaços interiores da casa, acentuam a nova intervenção, iluminada pelos vãos da antiga fachada.

Casa em Estoril / Ricardo Moreno Arquitectos - Imagem 45 de 45
Corte, Fachada

Esta obra constituiu um desafio e ambição de compreender das técnicas e materiais da época,imperativo neste tipo de construções. As paredes exteriores, construídas em alvenaria de pedra,foram rebocadas com argamassas de cal e argila, misturadas com cortiça triturada para a fim melhorar a questão térmica, de regular a umidade interior para os níveis de conforto humano, permitindo assim que as paredes "respirem”, mantendo-as permeáveis ao vapor de água. Assim, houve uma preocupação em utilizar materiais naturais ecológicas, totalmente recicláveis e com baixa energia incorporada na sua produção.Em resumo, trata-se não só de uma operação sensível e consciente na leitura e conservação do pré-existente  como também a introdução de um programa que destaca e valoriza esse lado poético e histórico possibilitando o seu diálogo com a nova intervenção.

Casa em Estoril / Ricardo Moreno Arquitectos - Imagem 17 de 45
© Ricardo Oliveira Alves

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Estoril / Ricardo Moreno Arquitectos" [House in Estoril / Ricardo Moreno Arquitectos] 19 Jan 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/760469/casa-em-estoril-ricardo-moreno-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.