Jardim das Artes Małopolska / Ingarden & Ewý Architects

Jardim das Artes Małopolska  / Ingarden & Ewý Architects - Mais Imagens+ 22

  • Arquitetos: Ingarden & Ewý Architects; Ingarden & Ewý Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1579
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2005
  • Fotógrafo
    Fotografias:Krzysztof Ingarden
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Penetron
  • Colaboração: Jacek Ewý
  • Cooperação: K3 Architekci
  • Projeto De Interiores: IEA & Pracownia
  • Estrutura: GSBK Biuro Konstrukcyjne
  • área Utilizável Do Solo: 4330.76 m²
  • País: Polônia
Mais informaçõesMenos informações
© Krzysztof Ingarden

Descrição enviada pela equipe de projeto. A edificação do Jardim das Artes Małopolska (MGA) foi construída de acordo com o projeto vencedor da competição (Associação dos Arquitetos Poloneses, SARP 2005) de Ingarden & Ewy Architects. A iniciativa de estabelecer uma nova instituição cultural em Cracóvia foi proposta um ano antes por Krzysztof Orzechowski, Diretor do Teatro Juliusz Słowacki e Janusz Sepiol, Marechal da Região Małopolska na época. Não é por acaso que o edifício foi erguido nas imediações da rua Karmelicka - uma rua popular entre os estudantes e moradores locais - em frente ao edifício da biblioteca pública, com o objetivo de garantir a sua inclusão suave na "corrente sanguínea" da cidade.

© Krzysztof Ingarden

A construção do MGA introduziu nova ordem espacial aos antigos jardins e edifícios em ruínas nas ruas Rajska e Szujskiego na cidade de Cracóvia. O ponto de partida foi uma sala multifuncional, que adentrou ao contorno de uma antiga arena de equitação do século 19, utilizada nos últimos anos de sua história como oficina e espaço de armazenamento para o Teatro Słowacki Juliusz.

© Krzysztof Ingarden

O Jardim das Artes Małopolska é um cruzamento entre duas instituições, o Teatro Juliusz Słowacki Theatre e a Biclioteca Malopolska Voivodeship. A ala na Rua Szujskiego abriga uma livraria de arte e mídia moderna, com livros e música multimídia, enquanto a seção que fica na Rua Rajska foi desenvolvida pelo teatro, e é equipada com um salão de eventos multifuncional. O novo salão, operando como um estúdio de teatro, sala de conferências e salão de concerto, e espaço para banquetes e exposições - possui palcos retráteis para até 300 pessoas. 

A tecnologia de ponta para palcos está presente no alto: fixada em guinchos e gruas para as vigas do teto de aço. Isso permite que sejam realizados peças de teatro e shows, exposições, exibições de filmes, simpósios, conferências, leilões de arte, desfiles de moda, e diversos outros. Ao todo, o espaço com cerca de 4300 metros quadrados abriga um teatro juntamente com um cinema acolhedor de 98 lugares, um café e instalações para a organização de atividades educacionais e relacionadas com a arte.

Aprimorando o volume, os arquitetos focaram na interação com os futuros usuários e o diálogo entre o espaço público e o projeto. Desta forma, o edifício delicadamente atrai transeuntes com a hábil manipulação da forma, já à primeira vista, dando ao espectador a impressão de ir além das fronteiras de um jardim, onde a cultura é cultivada em fileiras uniformemente plantadas.

© Krzysztof Ingarden

O arquiteto Krzysztof Ingarden (em colaboração com Jacek Ewý), afirma que a forma do edifício é um jogo contextual entre "mimesis e abstração". Na prática, isso significa que o edifício é, de forma alguma, um simulacro do contexto, mas inspira-se no código de formas contextuais fazendo referências à geometria dos telhados e tecido das estruturas vizinhas aplicadas nas composições geométricas abstratas das fachadas. O edifício se encaixa perfeitamente na escala de seu ambiente através da manutenção das linhas do telhado e divisões das fachadas em linha com as soluções de composição e soluções lineares das construções vizinhas.

© Krzysztof Ingarden

O impacto final é o resultado da sensibilidade dos projetistas em relação aos sinais vindos do ambiente. Por exemplo, a abertura no telhado perfurado do jardim foi formado, especialmente para a árvore de bordo que ali nasce. Em reconhecimento de seu requintado sentido de composição espacial e forma criativa no contexto histórico, o edifício foi agraciado com o Prêmio Professor Bogdanowski Janusz, para a melhor realização arquitetônica em Cracóvia no ano de 2012.

© Krzysztof Ingarden

Neste local, a vida cultural dos jovens artistas de Cracóvia irá desabrochar sob um teto compartilhado. Balé moderno, formas contemporâneas de teatro, artes visuais e sonoras, concertos, e toda e qualquer busca artística encontrarão seu lar aqui. Em conjunto com o mobiliário técnico do palco, o construção do projeto consumiu aproximadamente 47 milhões de PLN (zlótis poloneses, equivalente a cerca de 34 milhões de reais) e foi co-financiado a partir de fundos da União Europeia como parte do Programa Operacional Regional Malopolska 2007-2013.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Jardim das Artes Małopolska / Ingarden & Ewý Architects" [Małopolska Garden of Arts / Ingarden & Ewý Architects] 17 Jan 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/760432/jardim-das-artes-malopolska-ingarden-and-ewy-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.