Orquestra Sinfônica Polonesa / Konior Studio

Orquestra Sinfônica Polonesa / Konior Studio - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos: Konior Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  7874
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Forum Seating, Nowy Styl Group
  • Arquiteto Responsável: Tomasz Konior
  • Equipe De Projeto: Aleksander Nowacki, Łukasz Homan, Magdalena Tokarska, Adam Skrzypczyk, Dominik Koroś, Andrzej Witkowski, Zbigniew Gierczak, Anna Jabłońska-Lisińska, Marcin Sikora, Piotr Zowada, Marcin Jurkiewicz, Maciej Niewiadomski, Dominik Czajkowski, Łukasz Bonar, Szymon Jawor, Bartłomiej Pochopień, Michał Lipiec, Marcin Piotrowski, Paweł Barczyk, Katarzyna Leśniok, Paweł Gruszka, Przemysław Tabor, Ewa Nowacka, Jakub Świerzawski, Henryk Struski, Anna Jaszkaniec, Mariusz Wronowski
  • Construção: Consortium: WARBUD SA
  • Acústica: Nagata Acoustics, Yasuhisa Toyota, Marc Quiquerez, Motoo Komoda
  • Cidade: Katowice
  • País: Polônia
Mais informaçõesMenos informações
Implantação

“Qualquer que seja o significado de espaço e tempo, lugar e ocasião significam mais.” Aldo van Eyck

O centro de Katowice com 20 hectares de um vazio pós mineração está passando por um processo de revitalização de uma escala sem precedentes na Polônia. O objetivo é orientar a cidade para seu aspecto cultural. Os edifícios ali são variados e estimulam toda a região.

© Iñigo Bujedo Aguirre

O projeto para a Orquestra Sinfônica foi selecionado em um concurso internacional: um edifício simples e compacto, e está ao sul em um terreno de 4 acres para manter o projeto próximo ao centro. Projetando espaços públicos, nós preenchemos duas quadras e um parque com 450 acres e atrações como fontes, brinquedos sonoros, labirinto e um anfiteatro. A ideia chave era conter uma história dentro de uma história, combinadas para o conceito geral. Um espaço sensual e em muitas camadas expresso através de estrutura, materiais, texturas, luz e som que invoca emoções criando uma atmosfera única para entro entre músicos e amantes da música.

A primeira camada é um monólito de tijolos, seccionado por entradas e janelas. Nós utilizamos um material local - rústico, escuro por fora, e de um vermelho brilhante em nichos - na mesma linha dos outros edifícios tradicionais locais. Modernizando o método tradicional de queima - nós atingimos a desejada qualidade e durabilidade. Nós criamos uma acústica excelente escondendo a infraestrutura ruidosa dentro de 80 chaminés externas.

© Iñigo Bujedo Aguirre

Nós enclausuramos o programa rico e multifuncional dentro de uma estrutura simples e lógica: o anel externo para músicos, o átrio para os amantes da música e no interior, um salão para a música - três zonas separadas e ainda sim, interdependentes. O local de trabalho da orquestra é um edifício de quatro pavimentos com mais de 400 salas incluindo um salão de câmara, salas de ensaio, camarins, estúdios de música, uma cantina e até um pequeno hotel.

© Daniel Rumiancew

O átrio é um espaço público multifuncional, uma rua em uma cidade cria um pano de fundo para a vida no interior, com uma variedade de materiais, texturas, cores e formas combinando o interior com o exterior. O coração do estabelecimento é uma grande sala com capacidade para 1.800 espectadores. Sua presença majestosa é notada em cada recanto do edifício, uma vez que músicos e amantes da música podem facilmente circunavegá-lo. Escuro por fora, o bloco de concreto estampado com texturas das fôrmas de madeira se relaciona com sua história fabril de extração de carvão e madeira. Os interiores são como um instrumento, um jogo de suaves formas no forro, paredes e varandas dos camarotes com a dureza do concreto e placas de madeira subordinados aos dois aspectos mais importantes: acústica e atmosfera.

© Daniel Rumiancew

As soluções técnicas do autor, como a construção esférica de concreto armado tingido em massa que compõe a cúpula do edifício, os fechamentos de elementos de borracha naval, detalhes em madeira compensada como os corrimãos e poltronas compõem este caráter. O projeto levou a cabo 6 anos para ser elaborado, e envolveu reuniões com diferentes agentes: artesões locais, construtores, políticos, investidores, usuários, arquitetos, especialistas, acústicos renomados e artistas proeminentes, tudo isto para preencher este espaço com pessoas e música. 

Outros aspectos importantes em relação à sustentabilidade incluem a revitalização deste solo fabril em região central, demanda por espaços públicos de alta qualidade, custos minimizados, volume compacto, tecnologias sustentáveis de economia de energia, referência à tradição e paisagismo Silesiano, uso de materiais locais e naturais, ativação social - acesso à cultura, criação de novos empregos, investimento - uma instituição nacional.

Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Katowice, Polônia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Orquestra Sinfônica Polonesa / Konior Studio" [National Polish Radio Symphony Orchestra / Konior Studio] 29 Jan 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/760372/orquestra-sinfonica-polonesa-konior-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.