Salas de Oficinas do Teatro Städtische Bühnen / gmp architekten

Salas de Oficinas do Teatro Städtische Bühnen / gmp architekten - Imagem 2 de 11Salas de Oficinas do Teatro Städtische Bühnen / gmp architekten - Imagem 3 de 11Salas de Oficinas do Teatro Städtische Bühnen / gmp architekten - Imagem 4 de 11Salas de Oficinas do Teatro Städtische Bühnen / gmp architekten - Imagem 5 de 11Salas de Oficinas do Teatro Städtische Bühnen / gmp architekten - Mais Imagens+ 6

Frankfurt, Alemanha
  • Arquitetos: gmp Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  13834
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Equipe De Projeto: Rüdiger von Helmolt, Brigitta Kortz, Felix Gast, Daniel Lampe
  • Diretor De Projeto: Bernd Gossmann
  • Supervisão No Terreno: Alexis Michalec, Carsten Nawrath, Knut Nell, Jörg Schlieckmann, Mohammed Whaby, Bernd Adolf, Christoph Rückle
  • Cidade: Frankfurt
  • País: Alemanha
Mais informaçõesMenos informações
Salas de Oficinas do Teatro Städtische Bühnen / gmp architekten - Imagem 2 de 11
Cortesia gmp architekten

Descrição enviada pela equipe de projeto. Com a finalização das áreas de estacionamento e do jardim, a transformação e a ampliação das áreas destinadas aos workshops de cenário e figurino de Städtische Bühnen foram concluídos a tempo para a nova temporada 2014/2015. Devido as deficiências funcionais e normativas, o início do trabalho de reforma do espaço começou em 2007, e manteve-se sem restrições durante todo o período de construção. As diferentes oficinas foram substituídas por um novo edifício no complexo existente, composto pela Ópera House, o teatro e a sala "Kammerspiel".

O limitado espaço disponível no local fez com que fosse necessária a construção das salas destinadas às oficinas de figurino acima da ala leste já existente. O acesso ao teatro "Kammerspiel", que datava a década de 80, foi demolido e re-construído em um pavilhão de cristal em formato de cubo.

Salas de Oficinas do Teatro Städtische Bühnen / gmp architekten - Imagem 9 de 11
Corte

As oficinas de cenografia estão localizadas na parte sul do edifício, em Hofstrasse. O novo edifício possui a capacidade para acomodar todas as áreas de oficinas. As seguintes instalações estão distribuídas umas sobre as outras: o curso de iluminação, de marcenaria, de metais, de escultura e de decoração. Um grande salão para pintura, de 20 x 40m, está localizado no pavimento superior. Outras oficinas, como as de artesanato e alfaiataria, e o estúdio de pintura com cabine para utilizar o aerosol, estão localizados acima da ala leste. Duas unidades de oficinas com salas para os trabalhadores, escritórios e salas de reunião completam as áreas nos pavimentos superiores.

Salas de Oficinas do Teatro Städtische Bühnen / gmp architekten - Imagem 3 de 11
Cortesia gmp architekten

O desenho da fachada do edifício manteve-se em baixo perfil. Na sua estrutura e materiais é correspondente com os edifícios existentes e por tanto, contribui para harmonizar a forma heterogênea dos cenários. A superfície da cobertura, com sua estrutura portante externa, está rodeada por um tecido retangular permeável a luz. Esta fachada transparente, que está firmemente estruturada com suportes e vigas na cobertura, permite que a luz solar penetre em todas as áreas da oficina.

Salas de Oficinas do Teatro Städtische Bühnen / gmp architekten - Imagem 5 de 11
Cortesia gmp architekten

A cenografia para as obras de teatro e ópera é produzida nas próprias oficinas de Städtische Bühnen. As instalações das oficinas de cenografia tinham listas para sua ocupação desde setembro de 2010. Elas eram utilizadas por 60 membros, que produziam, em média, 35 a 40 cenários durante uma temporada. Nos novos, modernos e funcionais espaços, o departamento de figurinos produzirá cerca de 1000 trajes em uma temporada.

Salas de Oficinas do Teatro Städtische Bühnen / gmp architekten - Imagem 6 de 11
Planta Baixa

A nova entrada para o teatro “Kammerspiel” é a parte principal do novo projeto, sendo emoldurada pelos próprios pórticos formados pelos suportes do edifício, acima da ala leste.

Os edifícios criam um novo enfoque urbano ao longo da margem do rio Main. Ao caminhar através da ponte principal inferior, o olhar se dirige automaticamente ao novo esquema publicitário, visível de longe, que está integrado a arquitetura da fachada e anuncia as próximas estreias do teatro.

Salas de Oficinas do Teatro Städtische Bühnen / gmp architekten - Imagem 4 de 11
Cortesia gmp architekten

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Frankfurt, Alemanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Salas de Oficinas do Teatro Städtische Bühnen / gmp architekten" [Städtische Bühnen Theatre Workshops / gmp Architects] 01 Fev 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/760202/oficinas-do-teatro-stadtische-buhnen-gmp-architekten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.