Mesquita Sancaklar / Emre Arolat Architects

Mesquita Sancaklar / Emre Arolat Architects - Imagem 2 de 26Mesquita Sancaklar / Emre Arolat Architects - Imagem 3 de 26Mesquita Sancaklar / Emre Arolat Architects - Imagem 4 de 26Mesquita Sancaklar / Emre Arolat Architects - Imagem 5 de 26Mesquita Sancaklar / Emre Arolat Architects - Mais Imagens+ 21

Istambul, Turquia
Mesquita Sancaklar / Emre Arolat Architects - Imagem 8 de 26
© Thomas Mayer

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Mesquita Sancaklar situada em Buyukçekmece, localizado na periferia de Istambul, tem como objetivo abordar as questões fundamentais do desenho de uma mesquita, se distanciando dos debates arquitetônicos atuais baseados na forma, para se centrar unicamente na essência do espaço religioso.

Mesquita Sancaklar / Emre Arolat Architects - Imagem 18 de 26
Planta Baixa

O terreno do projeto encontra-se numa paisagem separada dos bairros suburbanos circundantes, por uma rodovia de muito tráfego. Os altos muros que rodeiam o parque no pátio superior da mesquita, representam um limite claro entre o mundo exterior caótico e o ambiente sereno do parque. Um longo dossel estende-se desde o parque se convertendo no único elemento arquitetônico visível desde o exterior. O edifício encontra-se sob este elemento e pode ser acessado através de uma rota desde o pátio superior através do parque. O edifício é integrado completamente com a topografia e o mundo exterior fica para trás, conforme você se move pela paisagem, pela colina e entre as paredes para entrar na mesquita.

Mesquita Sancaklar / Emre Arolat Architects - Imagem 5 de 26
© Thomas Mayer

O interior da mesquita, uma simples cova, converte-se num lugar de pavor e inspiração dramática para orar e estar sozinho com Deus. As fissuras e as fracturas ao longo do muro Qiblah, melhoram a direcionalidade do espaço de oração e permite que a luz do dia seja filtrada na sala de oração.

Mesquita Sancaklar / Emre Arolat Architects - Imagem 9 de 26
© Thomas Mayer

O projeto joga constantemente com a tensão entre o homem e a natureza. O contraste entre as escadas de pedra natural, que seguem a inclinação natural da paisagem e a fina laje de concreto armado que possui mais de 6 metros para formar o coroamento, colaboram com a intensificação desta relação dual.

Mesquita Sancaklar / Emre Arolat Architects - Imagem 22 de 26
Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Istambul, Turquia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Mesquita Sancaklar / Emre Arolat Architects" [Sancaklar Mosque / Emre Arolat Architects] 11 Jan 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/760101/mesquita-sancaklar-emre-arolat-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.