"Patrones Flexibles": experimentações materiais e construtivas

O pavilhão Patrones Flexibles é o resultado de um trabalho colaborativo de pesquisa desenvolvido no Laboratório de Arquitetura do programa de magistério em arquitetura da Pontifícia Universidade Católica do Chile, o qual consistiu em uma série de experimentações materiais análogas ao Form Finding. Esses ensaios foram digitalizados e instrumentalizados até articularem sistemas materiais discretos e construíveis a partir de técnicas CAD/CAM.

Resultado de um concurso interno de ideias, as propostas se fundiram levando em consideração variáveis de inovação, materialidade, facilidade de construção e capacidade estrutural para gerar uma proposta única a ser trabalhada em grupo. A construção da proposta no campus Lo Contados é a forma de expor esse trabalho, desenvolvido durante o semestre letivo.

Patrones Flexibles: experimentações materiais e construtivas - Mais Imagens+ 13

© Sebastien Beauregard

O desenho final do pavilhão de madeira combina duas das geometrias desenvolvidas no laboratório: a geometria global da proposta Cintas Plegadas e a geometria local da proposta Estructura de Tejidos. A pesquisa material consistiu em analisar diferentes métodos para proporcionar flexibilidade ao compensado de madeira de 15mm, o que foi possível graças aos semi-cortes em áreas específicas do maior esforço de flexão, resultando em curvas que seguem um padrão têxtil. 

© Sebastien Beauregard

O pavilhão é composto por arcos planos que alcançam 3,5 metros de altura e cobrem vãos de até 7,2 metros.

Axonométrica. Cortesia de Oscar Aceves Alvarez

Esse protótipo na escala 1:1 foi desenvolvido e construído em apenas três semanas.

Cortesia de Oscar Aceves Alvarez

Ficha técnica

Desenho e produção: Oscar Aceves Alvarez, Francisco Calvo, Cristian Contreras, Juan Pablo Corral, Javiera Díaz, Lieze Mortier, Rienzi Ríos, Roxane Van Schoors.
Professor orientador: Juan Subercaseaux.
Localização: Campus Lo Contador. Pontificia Universidad Católica de Chile. Santiago, Chile
Área: 25 m².
Construção: Novembro de 2014.
Patrocinado por: Arauco Chile- AraucoPly.
Agradecimentos: Francisco Lozano (Maderas Arauco), Cristian Rosenthal (Fabhaus), Francisco Quintana, Arturo Lyon, Pablo Banda.

Esse artigo foi elaborado por um de nossos leitores e selecionado por nossa equipe editorial.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Aceves, Óscar. ""Patrones Flexibles": experimentações materiais e construtivas" [Patrones flexibles: experimentos materiales y constructivos] 11 Jan 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/760090/patrones-flexibles-experimentacoes-materiais-e-construtivas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.