Jardim de Infância de Cultivo / Vo Trong Nghia Architects

Jardim de Infância de Cultivo / Vo Trong Nghia Architects - Mais Imagens+ 19

Biên Hòa,
  • Arquitetos: VTN Architects; Vo Trong Nghia Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3800
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Gremsy, Hiroyuki Oki
  • Construção: Wind and Water House JSC
  • Cliente: Pou Chen Vietnam
  • Consultoria Sustentabilidade: Melissa Merryweather
  • Análise Dinâmica De Fluidos Computacional: Environment Simulation Inc.
  • Arquitetos Responsáveis: Vo Trong Nghia, Takashi Niwa, Masaaki Iwamoto
  • Equipe De Projeto: Tran Thi Hang, Kuniko Onishi
  • Cidade: Biên Hòa
Mais informaçõesMenos informações
© Hiroyuki Oki

Descrição enviada pela equipe de projeto. Vietnã, um país historicamente agricultor, está enfrentando mudanças à medida que evolui para uma economia baseada na manufatura, surtindo seus efeitos sobre o meio ambiente. O aumento das secas, inundações e salinização comprometem o abastecimento de alimentos, enquanto numerosas motos - muito comuns no país -  causam congestionamento diário e poluição do ar nas cidades. A rápida urbanização priva crianças vietnamitas de terras e playgrounds verdes, e portanto, de sua relação com a natureza.

© Gremsy

O Jardim de Infância de Cultivo (no original, Farming Kindergarten) é um desafio para contornar estas questões. Localizado próximo à uma fábrica de sapatos, e projetado para 500 crianças,  filhos dos trabalhadores da fábrica, o edifício foi concebido como uma cobertura verde contínua, que fornece alimentos e a vivência da agricultura às crianças, assim como um grande playground à céu aberto.

Planta Baixa Térreo

A cobertura verde possui formato de três anéis desenhados com um único traço, circulando três pátios como se os protegessem. Recentemente um jardim de vegetais experimental foi realizado no seu topo. Cinco vegetais diferentes estão plantados em um jardim de 200 m² para educação em relação à agricultura.

© Hiroyuki Oki

Todas as funções estão acomodadas sob esta cobertura. À medida que a cobertura se inclina para o pário, dá acesso ao pavimento superior e aos jardins de vegetais da cobertura - o local onde as crianças aprendem a importância da agricultura e restabelecem a conexão com a natureza.

© Hiroyuki Oki

Estratégias Ambientais

O edifício é feito de uma faixa contínua com duas janelas nas suas laterais que maximizam a ventilação cruzada e a iluminação natural. Além disso, métodos arquitetônicos e mecânicos de economia de energia são aplicados exaustivamente ao longo do edifício, que incluem: coberturas vegetalizadas para isolamento térmico, fachadas verdes de sombreamento e aquecimento de água solar. Essas estratégias são projetados para serem visíveis e têm um papel importante na educação das crianças em relação à sustentabilidade. As águas utilizadas na Fábrica são recicladas e reutilizadas para irrigação dos jardins e descargas de banheiros.

© Hiroyuki Oki

Como resultado, o jardim de infância opera sem auxílio de ar condicionado nas salas de aula, apensar de estarem localizadas em um clima tropical intenso. De acordo com o estudo de pós ocupação, depois de 10 meses de inauguração, o edifício economiza 25% de energia e 40% de água comparado com um edifício comum de performance regular, significativamente reduzindo seus custos de funcionamento.

Estratégias Ambientais

Eficiência de Custos

O edifício é projetado para crianças de trabalhadores da fábrica de orçamento familiar baixo, portanto o orçamento de construção é bastante limitado. A combinação de materiais locais, a exemplo dos tijolos e telhas, e métodos de construção de baixa tecnologia foram aplicados, o que também auxilia a minimizar o impacto ambiental assim como promove a indústria local. Graças às formas simples e materiais econômicos, o custo de construção por metro quadrado é de apenas 500 USD incluindo acabamentos e equipamento, o que é competitivamente barato até para o mercado vietnamita.

© Hiroyuki Oki

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Biên Hòa, Dong Nai, Vietnã

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Jardim de Infância de Cultivo / Vo Trong Nghia Architects" [Farming Kindergarten / Vo Trong Nghia Architects] 26 Jan 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/760033/jardim-de-infancia-de-cultivo-vo-trong-nghia-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.