Fachada Palácio de Ferro Antea / Sordo Madaleno Arquitectos

Fachada Palácio de Ferro Antea / Sordo Madaleno Arquitectos - Mais Imagens+ 9

Santiago de Querétaro, México
  • Arquitetos: Sordo Madaleno Arquitectos; Sordo Madaleno Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  9000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Paul Rivera
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Grupo Arca
  • Superfície Da Fachada: 9000 m2
  • Meios E Marketing: Arq. Rosalba Rojas, Maria Luisa Guzmán
  • Engenharia Estrutural E Coordenação Da Construção: Grupo RIOBOO
  • Consultoria De Iluminação: Noriega Iluminación
  • Arquiteto Responsável: Arq. Javier Sordo Madaleno Bringas
  • Diretor De Concepção: Arq. Javier Sordo Madaleno de Haro
  • Diretor Do Projeto: Arq. Humberto Mendoza
  • Equipe De Projeto: Fernando Sordo Madaleno de Haro, Juliam Silva, Andrés Muñoz
  • Cidade: Santiago de Querétaro
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Paul Rivera

Descrição enviada pela equipe de projeto. A típica loja de departamento é formada por uma estrita fisionomia: uma caixa com quatro fachadas. Esta restrição foi o principal desafio a vencer nesse projeto. A desmaterialização da matéria foi o conceito orientador onde as fronteiras difusas são causadas pela horizontalidade dos elementos cheios e vazios conseguindo o efeito de camadas flutuantes.

Corte por Fachada

A fachada está composta por tais elementos horizontais desenhados com diferentes dimensões e  diferentes vidros em sua terminação criando um limpo e fluído movimento que culmina marcando o acesso principal à loja em uma das esquinas. Tal acesso é reforçado por um grande átrio de entrada como elemento de transição e com um majestoso pé-direito duplo que permite a permeabilidade da fachada. Do interior do térreo e do primeiro pavimento - onde está a área gourmet - é possível contemplar o exterior e assim romper com os muros cegos que caracterizam as lojas de departamento.

© Paul Rivera

A otimização de recursos foi crucial para a modulação da fachada, por esta razão ela foi estruturada de tal maneira que se utilizou somente um protótipo de painel de alumínio para todas as "camadas" mesmo quando possuem diferentes dimensões e movimentos. As "camadas maciças" se estendem de 1.80m até 3.40m ao longo da fachada e em cada uma de suas esquinas. Estão compostas por painéis de alumínio ancorados a uma estrutura de metal. Os elementos "vazios", na verdade, são painéis de alumínio revestidos com espelho que refletem o entorno do projeto, sua vegetação e o extraordinário céu de Querétaro. Este reflexo diante do olho humano cria uma ilusão ótica de ver através da matéria, por isso, parece que os elementos sólidos estão flutuando com uma força magnética que evita que eles se toquem.

© Paul Rivera

Os habitantes de Querétaro receberam com grande prazer este projeto, marcando-o como um novo ícone na cidade e nomeando-o de maneira popular como "o grande livro" porque parece um livro a ser foleado. O Palácio de Ferro forma parte da Antea Lifestyle Center e está localizado no extremo Norte como uma de suas lojas mais importantes. Antea se desenvolveu sob um esquema linear, com uma volumetria fechada ao exterior e aberta ao interior com um eixo verde estruturador. O conceito da fachada do Palácio de Ferro em Antea pretende contrastar com a volumetria fechada de todo o desenvolvimento para ressaltar com uma fachada permeável e com um efeito de abertura ao exterior. Tanto o Palácio de Ferro como o centro comercial Antea são desenhos do Sordo Madaleno Arquitetos. 

Diagrama

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Santiago de Querétaro, Querétaro, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Fachada Palácio de Ferro Antea / Sordo Madaleno Arquitectos" [Fachada Palacio de Hierro Antea / Sordo Madaleno Arquitectos] 03 Jan 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/759799/fachada-palacio-de-ferro-antea-sordo-madaleno-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.