10 filmes imperdíveis do "Cinema e Arquitetura": cidades e lógicas urbanas atuais

Como estamos construindo nossas cidades hoje? Quais são os parâmetros e atores que determinam sua forma e seu funcionamento? Como arquitetos, estamos "fazendo cidades" da maneira correta?

O cinema se refere constantemente a cidade e se inspira nas suas problemáticas para falar de nós mesmos. Nos mostra como nosso entorno construído influencia diretamente na nossa vida cotidiana e nos convida a sermos partícipes ativos da sua construção. Às vezes, ele faz isto de maneira crua e direta, outra vezes, acompanhado de ação, comédia ou alguma história de amor. Apresentamos aqui 11 filmes imperdíveis - publicados anteriormente no nosso site - nos quais a cidade é a verdadeira protagonista.

+ Quem quer ser um milionário?

Cinema e Arquitetura: "Quem Quer Ser um Milionário?"

"Mumbai é a representação de qualquer cidade em desenvolvimento do mundo. Está cheia de vitalidade graças ao grande número de pessoas e seu objetivo é alcançar o progresso e a "modernidade" que hoje em dia possuem os países de primeiro mundo. Graças a uma crescente indústria portuária e a introdução de capital estrangeiro, a cidade cresce a passos largos. Mas, o desenvolvimento não é equitativo e ao invés da pobreza desaparecer, ela não faz outra coisa senão aumentar".

+ Bye Bye Barcelona

Cinema e Arquitetura: "Bye Bye Barcelona"

"Os barceloneses viram como em uma só década, a quantidade de turistas triplicou e como a economia tem girado a serviço do turismo sabendo explorar exitosamente um patrimônio construído por gerações anteriores. Ninguém duvida que o turismo é uma enorme fonte de dinheiro para Barcelona e para alguns dos seus cidadãos, mas espaços emblemáticos da cidade estão sendo perdidos em prol de um turismo massivo, que cada vez mais desgasta e ocupa".

+ Elevado 3.5

Cinema e Arquitetura: "Elevado 3.5″

"Um documentário que mostra o mundo das pessoas que vivem ao redor da via expressa elevada, o Minhocão, construída na zona central de São Paulo durante a ditadura militar. Do nível da rua até o pavimento superior, o espectador é levado por diferentes pontos de vista. Por cima e por baixo da via, sob sua sombra ou a luz da cidade, o documentário se desenvolve através das histórias dos personagens que convivem cotidianamente com esta grande estrutura de cimento".

+ Espaço Modular

Cinema e Arquitetura: "Espaço Modular"

"Hoje a cidade de Valparaíso se transforma e avança deixando para trás sinais claros de deterioração. Uma lógica habitacional moderna e com mínima regulamentação é imposta, alterando a coerência arquitetônica e identitária da cidade, restringindo o livre acesso ao sol, ar fresco e a vista para o mar. Ela é vendida a portenhos santiaguinos e estrangeiros como um produto de elevado custo, privatizando assim o patrimônio de todos os seus habitantes.

+ Gran Horizonte: Around the Day in 80 Worlds

Cinema e Arquitetura: "Gran Horizonte: Around the Day in 80 Worlds"

"Fazendo perguntas ao invés de apresentar respostas, Grande Horizonte tem como objetivo ampliar a perspectiva dos espectadores sobre o mundo em que vivem e o mundo que poderiam ajudar a criar. O filme está baseado na filosofia de que o futuro do desenvolvimento urbano radica na colaboração entre os arquitetos, os governos, a empresa privada e a população mundial dos bairros marginais".

+ Casalata: Habitação social, educação urbana e ambiental

Cinema e Arquitetura: "Casalata: Habitação social, educação urbana e ambiental"

"A ilusão de encontrar uma vida melhor nas cidades consolidadas leva as pessoas a irem até elas, mas o sonho rapidamente se desmorona e a falta de oportunidades empurra famílias inteiras aos aglomerados de lata que aparecem, dia após dia, na paisagem de Cabo Verde. O problema da falta de moradias não se resolve de um dia para ou outro. As famílias alojadas nas casas de lata continuarão vivendo em condições sub-humanas por tempo indeterminado, ainda que todos os esforços governamentais se concentrem nesta problemática".

+ Medianeras

Cinema e Arquitetura: "Medianeras"

"Buenos Aires, caótica, imprevisível mas ao mesmo tempo atrativa. A solidão humana, como se convive diariamente com perfeitos desconhecidos, que, por sua vez, são indiferentes entre si. A falta de comunicação, a tecnologia pensada para nos conectar que paradoxalmente nos separa. A busca pelo amor, a dificuldade de duas pessoas, que se encaixam perfeitamente e que inclusive vive na mesma quadra, em se encontrarem".

+ 74 metros quadrados

Cinema e Arquitetura: "74 Metros Quadrados"

"Iselsa e Cathy decidiram fazer parte de um projeto único, desenhando por líderes da arquitetura social, que lhes entregarão sua casa própria integrada ao um bairro de classe média. O documentário observa o processo durante 7 anos: a falta de recursos, a integração a um bairro que os rejeita, problemas na construção e o desastre provocado pelas chuvas de inverno. O desafio ainda mais difícil será superar a divisão da comunidade".

+ Squat, La ville est à nous

Cinema e Arquitetura: "Squat, La ville est à nous"

"Estamos em um bairro de Barcelona, preso a especulação, mas o cenário poderia ser qualquer outra cidade importante da Europa. Gentrificação, rendas exorbitantes, operações de reabilitação para "remodelar" a população de um centro ou uma rua da cidade: o espectador se movimenta por um território familiar. O filme é uma proposta de luta coletiva contra o concreto e sistemático".

+ The Human Scale

Cinema e Arquitetura: "The Human Scale"

"Jan Gehl, arquiteto e professor danês, estudou o comportamento humano nas cidades durante 40 anos. Ele documentou como as cidades modernas repelem a interação humana e afirma que podemos começar a construir cidades de uma maneira em que as necessidades humanas da inclusão e intimidade sejam levadas em conta".

Sobre este autor
Cita: Victor Delaqua. "10 filmes imperdíveis do "Cinema e Arquitetura": cidades e lógicas urbanas atuais " 02 Jan 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/759791/10-filmes-imperdiveis-do-cinema-e-arquitetura-cidades-e-logicas-urbanas-atuais> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.