Estrutura de madeira dentro de paredes de pedra / Corpo Atelier

Estrutura de madeira dentro de paredes de pedra / Corpo Atelier  - Mais Imagens+ 27

Sernancelhe, Portugal
  • Arquitetos: Corpo Atelier ; Corpo Atelier
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
© Ricardo Oliveira Alves

"O pilar vertical, estende-se até os céus distantes.
A viga horizontal estende-se para um lugar desconhecido.
As pessoas habitam onde o vertical e o horizontal se cruzam,
contemplando as árvores, temendo feras e tacteando em buca das suas coordenadas.” 

Shuntaro Tanikawa

Planta Baixa

Quatro grossas paredes de pedra são os elementos restantes de uma antiga casa rural. Como uma caixa aberta para o céu, estas paredes encerram um volume que deixou de estar dividido por pisos, apresentando agora o seu verdadeiro potencial volumétrico.

Um telhado tradicional é colocado para cobrir a parte superior da caixa. No interior, a estrutura de madeira que o suporta é expandida na vertical, atravessando a casa em toda a sua dimensão, dividindo e hierarquizando o espaço.

Corte

As áreas habitáveis ocupam os interstícios desta geometria claramente definida de pilares e vigas de madeira. Os espaços de carácter privado - como quartos e sanitários - ocorrerem em três volumes independentes embutidos na estrutura. As áreas sociais ocorrem no piso térreo, organizadas em torno dos pilares centrais, enfatizando um sentido de continuidade funcional e visual.

© Ricardo Oliveira Alves

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Estrutura de madeira dentro de paredes de pedra / Corpo Atelier " [Wood Structure Inside Stone Walls / Corpo Atelier ] 01 Jan 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/759776/estrutura-de-madeira-dentro-de-paredes-de-pedra-corpo-atelier> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.