Chamada de trabalhos para o VII Seminário PROJETAR

A cidade de Natal e Grupo Projetar/UFRN, com o apoio dos Programas de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) da UFRN e da UFPB, tem o prazer de convidar pesquisadores e profissionais interessados para, além de avaliar a trajetória de 12 anos do evento, discutir questões relativas à temática proposta.

O VII PROJETAR - 2015, que acontecerá entre os dias 30 de setembro e 02 de outubro de 2015, tem como temática Originalidade, criatividade e inovação no projeto contemporâneo, que pode ser abordada por meio de três enfoques: ensino, pesquisa e prática.

A palavra originalidade carrega sentidos diversos. Por um lado, remonta à ideia de origem, ao que é primitivo, como definia Antonio Gaudi ao afirmar que, na arquitetura, “originalidade é voltar à origem”. Por outro, remete a aquilo que tem caráter próprio, singular, extraordinário, que não segue modelos, ao que não é comum, usual, corriqueiro. Diante disso, qual o lugar da originalidade na arquitetura e no urbanismo contemporâneos?

A criatividade remete à noção de criação, à capacidade de criar (não necessariamente o original), de ser inventivo, fecundo. Seu entendimento clássico como ‘inspiração divina’ (Sócrates) ou ‘forma de loucura’ (Platão), hoje envolve a habilidade de conectar diferentes saberes, gerando associações que permitem o surgimento de ideias e produtos que se adequam à situação/contexto experiencidos. Sendo a Arquitetura e Urbanismo uma das profissões vinculadas à chamada “Economia Criativa”, qual o papel da criatividade e como desenvolvê-la no âmbito do ensino/aprendizagem e da prática profissional? E o que é ser criativo em AU?

Na contemporaneidade, estas duas noções são articuladas por mais uma discussão: a da inovação. Temática de ponta nas ciências e nas artes, em Arquitetura e Urbanismo, inovar não se reduz a propor formas inusitadas ou encontrar problemas “nunca d’antes navegados”, mas envolve novos modos de viver e entender o espaço, permitindo o surgimento de novas maneiras de projetar e de materializar a ideia arquitetural e urbana, enfim, de (re)pensar a cidade e seus edifícios na sua dinâmica sociocultural.

Estes temas podem ser discutidos a partir de múltiplas perspectivas, da técnica à histórica, mas o foco principal do evento é o estado da arte atual, o que acontece no presente e as possibilidades para o futuro (questões emergentes). A eles podem ser associadas noções inerentes ao campo da AU, como conceito, tipo, modelo, escala, programa, partido, modos de expressão/representação, dentre outras, tanto em termos teórico-conceituais e metodológicos como em suas aplicações no ensino/aprendizagem, na pesquisa e na produção arquitetônica e urbana. Em síntese, nosso foco é sempre o projeto e seus processos, à luz da temática do evento.

As propostas de artigos devem ser enviadas através da página do evento até 01 de março de 2015, sob a forma de resumos expandidos (conforme o template disponibilizado), para a avaliação do comitê científico.

Para enviar trabalhos é necessário cadastrar-se e preencher o formulário de submissão antes do envio do arquivo. Os resumos aceitos serão desenvolvidos em artigos finais que serão distribuídos em 3 categorias de apresentação - mesas redondas, sessões de comunicação e pôsteres, e agrupados conforme as temáticas enfocadas.

Para mais informações, acesse a página do VII Seminário PROJETAR.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Chamada de trabalhos para o VII Seminário PROJETAR" 28 Dez 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/759600/chamada-de-trabalhos-para-o-vii-seminario-projetar> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.