Menção Honrosa no Concurso Anexo da Biblioteca Nacional / Estudio BRA Arquitetura + Mono Arquitetos

Apresentamos a seguir o projeto de Estudio BRA Arquitetura e Mono Arquitetos premiado com uma Menção Honrosa no concurso Anexo da Biblioteca Nacional, promovido pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e pela Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (CDURP), e organizado pelo Departamento Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ).

Menção Honrosa no Concurso Anexo da Biblioteca Nacional / Estudio BRA Arquitetura + Mono Arquitetos - Mais Imagens+ 13

Dos arquitetos: Garantir a importância da Biblioteca Nacional como uma das maiores instituições culturais do país, e inseri-la no panorama da cidade do Rio de Janeiro, considerando suas transformações urbanas e de hábitos. Estes foram os princípios que nortearam a equipe na elaboração de nossa proposta. A arquitetura passa a cumprir a primordial função da construção que é estabelecer como os principais pontos de enfoque a relação livro x leitor e edifício x cidade.

Cortesia de Estudio BRA Arquitetura

Propormos a reforma do anexo da biblioteca nacional levando em consideração a intenção da cidade em transformar em espaço cultural e de lazer a decadente região portuária, fazendo deste anexo um dos principais equipamentos culturais dessa região, modernizando e qualificando a edificação existente e seu entorno imediato para que receba de maneira renovada uma grande parte do público que fará do seu cotidiano essa nova área. É um ato de reafirmação do acesso amplo e de qualidade à informação, de tal modo a promover o constante desenvolvimento intelectual e cultural dos usuários. 

PARTIDO E CONCEITO

Ao analisar a implantação atual do conjunto e a futura construção do Porto Maravilha, identificamos a importância de ligar estes dois espaços através de um térreo com programa e partido aplicados ao fluxo de pedestres. Pelo térreo será feita a principal ligação direta entre a Via Binário do Porto, ao norte do lote, para as praças, boulevares e armazéns da nova região portuária. Esta ligação será feita por uma praça arborizada e também sob o balanço dos edifícios de acordo com nossa proposta.

Planta do térreo. Image Cortesia de Estudio BRA Arquitetura

SETOR ADMINISTRATIVO

Devido ao sistema estrutural existente ser composto de uma malha estrutural muito fechada, a equipe considerou pertinente a instalação do programa administrativo no térreo do corpo principal existente, cujos espaços de trabalho seriam adaptados mais facilmente às distâncias entre pilares. Foram removidas todas as alvenarias não estruturais deste térreo de modo a criar uma permeabilidade visual e um compreendimento, por parte dos visitantes, sobre os setores e acessos ao conjunto da biblioteca. Revestimos com pele de vidro este térreo para que haja iluminação natural para os ambientes de trabalho, e uma desejável transparência para o mar e a cidade para quem visita a biblioteca. A privacidade necessária para os ambientes de trabalho será garantida pelo projeto de um paisagismo externo, circundando com vegetação as áreas que devem ser menos expostas.

Cortesia de Estudio BRA Arquitetura

Com cerca de 5m de pé direito dispostos no térreo, indicamos a construção de mezaninos para atender ao programa administrativo, tornando dinâmico o espaço de trabalho e circulação através de rampas e escadas que ligam as salas superiores e ambientes de convivência. 

BIBLIOTECA PÚBLICA

Cortesia de Estudio BRA Arquitetura

Complementando o acervo disposto pelo anexo da biblioteca nacional e seu funcionamento, propomos a edificação de um novo volume na parcela sul do lote. Um volume vertical, com certa transparência, suspenso em seu térreo, que possibilita ao usuário diferentes experiências ao visitar a biblioteca pública. Devido à condição estrutural, o acervo será mantido praticamente todo no antigo anexo, e o novo volume proposto daria abrigo ao programa de consultas e salas técnicas. Esta proposta conta com três pavimentos subsolo para estacionamento, vestiário e bicicletário, e um auditório para 154 pessoas. No seu térreo está localizada a doca de recebimento, em posição estratégica de modo que fique próxima ao setor administrativo no térreo do anexo principal, e próximo também do Centro de Processos Técnicos, localizado no pavimento superior a doca. As salas de trabalho do CPT são dispostas em planta juntos à fachada, de maneira a aproveitar a iluminação e ventilação natural.

Cortesia de Estudio BRA Arquitetura

Seu acesso aconteceria de maneira independente, facilitando o controle de visitantes, material recebido e funcionários, e a circulação vertical proposta em um bloco rígido que concentra escadas, elevadores para visitantes, monta-cargas para livros e materiais diversos e sanitários. Em complemento ao bloco de circulação vertical, incluímos um vão central que proporciona uma permeabilidade visual e leitura de como o programa está disposto pelos pavimentos, entre salas de consulta, leitura, estudos, oficinas e espaços de convivência.

Cortesia de Estudio BRA Arquitetura

Aproveitando de sua verticalidade e transparência, o volume proposto oferece uma leitura mais complexa: do material em acervo ao exterior natural e urbano, enquadrando a paisagem com vistas para a Guanabara, os morros da cidade e a futura implantação do porto maravilha. Para a cobertura, indicamos um mirante de acesso público que faça a ligação de todos os blocos, e que dá lugar a um restaurante. Com estas medidas, inserimos a biblioteca e seu acervo no novo panorama da cidade do Rio de Janeiro.

Corte B. Image Cortesia de Estudio BRA Arquitetura

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Text Message Html

Cita: Romullo Baratto. "Menção Honrosa no Concurso Anexo da Biblioteca Nacional / Estudio BRA Arquitetura + Mono Arquitetos" 26 Dez 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/759556/mencao-honrosa-no-concurso-anexo-da-biblioteca-nacional-estudio-bra-arquitetura-plus-mono-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.