Museu de Arte de Kalmar / Tham & Videgård Hansson Arkitekter

Museu de Arte de Kalmar / Tham & Videgård Hansson Arkitekter - Mais Imagens+ 16

Kalmar, Suécia

Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo Museu de Arte de Kalmar é resultado de uma proposta vencedora do concurso internacional em 2004 e foi inaugurado em 2007. Localizado no Parque da Cidade na cidade renascentista de Kalmar, é um anexo do pavilhão de 1930 onde funciona um restaurante, projeto do arquiteto modernista sueco Sven-Ivar Lind.

© Åke E:son Lindman

O novo museu é um cubo preto de quatro pavimentos com grandes painéis de madeira pontuados por grandes aberturas de vidro. Abrigará a coleção de Arte Moderna de Kalmar assim como espaços para exposições temporárias de vídeos e performances de arte contemporânea e também para concertos.

© Åke E:son Lindman

Quase doméstico em escala, este museu ainda fornece uma variedade de condições diferentes para exposições. Os dois espaços principais são a Caixa Branca onde uma de suas laterais pode ser aberta inteiramente para trazer o exterior do parque, e a galeria do último pavimento possui shafts de iluminação zenital que duplicam sua altura. No programa também estão uma Biblioteca Pública de Arte e oficinas abertas.

© Åke E:son Lindman

Uma das características mais marcantes é a escada aberta que sobre espiralando toda a altura do edifício, iniciando no novo hall de entrada que conecta o parque e a lateral próxima ao lago. É um espaço iluminado por cima com todas as superfícies expostas são em concreto aparente.

© Åke E:son Lindman

Os quatro pavimentos, todos diferentes, são empilhados um sobre o outro e criam um percurso vertical sobre o verde das árvores com uma série de experiências espaciais enquanto se tem as vistas do entorno: o Castelo de Kalmar, o lago e o centro da cidade.

© Åke E:son Lindman

Construção de concreto moldado in loco, os grandes vãos são com lajes 'pré tensionadas'. Os acabamentos internos também são em concreto aparente, que contrastam com grandes portas e painéis de compensado de madeira com acabamento preto, as paredes pintadas de branco, e o teto de um cinza natural.

© Åke E:son Lindman

O escritório que projetou o edifício também desenhou algo do mobiliário interno, como os grandes blocos-mesa verdes, as mesas hexagonais em estrutura metálica e carrara, os bancos do museu e as prateleiras da biblioteca.

Plan 01

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Kalmar, Suécia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Museu de Arte de Kalmar / Tham & Videgård Hansson Arkitekter" [Kalmar Museum of Art / Tham & Videgård Arkitekter] 27 Mai 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/759549/museu-de-arte-de-kalmar-tham-and-videgard-hansson-arkitekter> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.