Shimizu Corporation apresenta proposta para uma cidade submersa

"É chegada a hora de criarmos uma nova interface com as profundezas do mar, a última fronteira da terra", diz o livreto da companhia japonesa Shimizu Corporation que apresenta a extravagante proposta Ocean Spiral, uma colônia no fundo do mar que pode, supostamente, oferecer condições de vida para 5.000 pessoas em sua esfera submersa de 500 metros de diâmetro.

A companhia descreve a Ocean Spiral como "mais segura e mais confortável" que as cidades na superfície graças às temperaturas constantes do fundo do mar, além de estar imune a terremotos e outras catástrofes naturais.

Shimizu Corporation apresenta proposta para uma cidade submersa - Mais Imagens+ 9

Cortesia de Shimizu Corporation

Enquanto assentamento, Ocean Spiral se manterá através do que a Shimizu Corporation chama de "potencial ilimitado" do fundo do mar, proporcionando alimento através da pesca, energia através das correntes térmicas do oceano, e água através da dessalinização da água do mar.

Cortesia de Shimizu Corporation

Dentro da esfera uma gigantesca coluna oferece a maior parte das acomodações necessárias para os residentes - hotéis, comércio, serviços, zonas residenciais, escritórios e, na base da esfera, laboratórios de pesquisa e estudos do fundo do mar. As áreas em torno da coluna serão reservadas a espaços públicos onde os habitantes poderão observar o oceano à sua volta.

Cortesia de Shimizu Corporation

A ideia pode soar como um filme de ficção científica, mas segundo Shimizu essa proposta não é apenas hipotética. A companhia já tem inclusive o apoio da Agência Japonesa de Tecnologia e Ciência Marinha e Terrestre, que disse:

"Tendências sociais e questões atuais apontam para a necessidade urgente de promover inovações marítimas em campos que variam do uso de recursos marinhos ao desenvolvimento de biotecnologia marinha, sem mencionar a necessidade de aumentar nossa compreensão sobre o mar e a terra."

Cortesia de Shimizu Corporation

Isso não significa que a construção da Ocean Spiral será fácil. Trechos do livreto de apresentação da proposta revelam os enormes desafios que deverão ser superados, como o seguinte:

"Grandes desafios tecnológicos para o futuro: Construir uma esfera com elementos triangulares de acrílico que medem 50 metros de lado"

O livreto também menciona que esses elementos de acrílico precisarão ter 3 metros de espessura para resistir à pressão da água, com reforço adicional de nervuras de plástico reforçado com fibra de vidro.

Cortesia de Shimizu Corporation

A proposta para a Ocean Spiral é certamente intrigante, e o livreto apresenta alguns detalhes de como os desafios podem ser solucionados. A Shimizu Corporation tem experiência nessa área, com outros oito projetos futurísticos apresentados em anos anteriores.

Com tantos desafios para superar e poucas pistas sobre como fazer isso, é provável que o ambicioso projeto de Shimizu Corporation termine como suas outras propostas.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stott, Rory. "Shimizu Corporation apresenta proposta para uma cidade submersa" [Will Shimizu Corporation's Futuristic Deep-Sea City Concept Sink or Swim?] 24 Dez 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/759391/shimizu-corporation-apresenta-proposta-para-uma-cidade-submersa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.