AWP projeta centro de ciclismo em Newcastle

Como parte do projeto Newcastle-upon-Tyne, no Cais Malmo de Newcastle, o escritório AWP Office for Territorial Reconfiguration propôs um nodal cicloviário e um espaço de encontro comunitário com uma rampa que leva até um mirante. Embora o mirante e a rampa se tornem ícones na paisagem urbana, o escritório comenta que "ao revelar uma nova perspectiva para a cidade e o Vale, o nodal se tornará um marco celebrado precisamente pelas vistas que oferece", em vez de apenas por sua forte presença sobre os edifícios.

AWP projeta centro de ciclismo em Newcastle - Mais Imagens+ 4

© sbda

Localizado na interseção das principais rotas cicloviárias de Newcastle, o projeto contribui com a conversão do Ouseburn Valley de centro industrial para um distrito voltado para a indústria criativa.

© sbda

"O patrimônio e o espírito comunitário de Ouseburn Valley - seu passado industrial, identidade e valores de reuso - são centrais para nosso projeto", comentou o AWP. "As tipologias dos espaços não irregulares e flexíveis, com a possibilidade de se adaptarem a cada programa."

© sbda

Os três edifícios separados propostas pelo AWP têm construção simples, com estrutura de aço e fechamentos de vidro e materiais rústicos. O desenho e a materialidade dos novos edifícios têm referência nas edificações presentes no sítio tombado pelo patrimônio. 

© sbda

A rampa, no entanto, terá acabamentos de aço escovado - rompendo com a materialidade terrosa dos edifícios ao passo que se eleva em meio ao nodal cicloviário. 

Implantação. Imagem © AWP
  • Arquitetos

    Featherstone Young Architects, Riches Hawley Mikhail Architects
  • Localização

    Mariners Wharf, Quayside, Newcastle upon Tyne, Tyne and Wear NE1 2BJ, Reino Unido
  • Arquitetos responsáveis AWP

    Marc Armengaud, Matthias Armengaud, Alessandra Cianchetta
  • Equipe de projeto

    B. Gentil, G. Guinovart, D. Higuera, A. Ibnolmobarak, M. Laparra Knapman, M. McCurdy, M. Nemeta
  • Masterplan

    Urbed
  • Cliente

    Igloo-Carillion plc
  • Área

    9200.0 m²
  • Ano do projeto

    2014
  • Fotografias

    sbda, AWP

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Mariners Wharf, Quayside, Newcastle upon Tyne, Tyne and Wear NE1 2BJ, Reino Unido

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Stott, Rory. "AWP projeta centro de ciclismo em Newcastle" [AWP Designs Cycle Centre Lookout for Newcastle's Malmo Quay] 23 Dez 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/759378/awp-projeta-centro-de-ciclismo-em-newcastle> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.