Residência e Estúdio Lara Ríos / F451 Arquitectura

Cortesía de F451 Arquitectura
  • Arquitetos: F451 Arquitectura; F451 Arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  395

Residência e Estúdio Lara Ríos / F451 Arquitectura - Mais Imagens+ 14

Cortesía de F451 Arquitectura

Descrição enviada pela equipe de projeto. A proposta é resultado da hibridação de duas tipologias: a residência moderna e a nave industrial com luz zenital orientada ao norte. O programa, integrado por quatro unidades autônomas e inter-relacionadas - residência principal, apartamento de hóspedes, estúdio e garagem - junto com o desnível do terreno, são considerados como oportunidades para mesclar estas duas tipologias num volume único.

Cortesía de F451 Arquitectura

Esta integração modifica as condições e o uso de alguns espaços na tipologia original e, sobretudo, sua relação com o entorno imediato. A residência pousa sobre o terreno: emerge de seu interior num extremo, alinha-se com o jardim na área central e termina em balanço no extremo oeste. O salão no qual convergem residência e estúdio é concebido como uma sala exterior e semi-coberta, também serve de regulador climático das diferentes áreas que relaciona.

Diagrama

Os fatores de eficiência energética e de adaptação ao entorno são incorporadas à estratégia geral para a ajustar e para radicalizar a solução construtiva. A integração da residência e do estúdio é produzida de modo que todos os espaços possuem orientação dupla, iluminação e ventilação, situando e dimensionando as aberturas para marcar as melhores vistas.

Cortesía de F451 Arquitectura

A solução construtiva consiste numa concha metálica que serve de acabamento interior, uma manta térmica com 10 cm de espessura que envolve todo o volume e um acabamento exterior formado por um estuque flexível sobre resinas armadas com fibras. As paredes verticais de termo-argila reforçam o isolamento térmico e contribuem com a inércia térmica. Na ala de hóspedes, o manto térmico é substituído por uma cobertura ajardinada que estabelece a continuidade entre o terreno e o edifício além de proporcionar um isolamento equivalente.

Planta

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência e Estúdio Lara Ríos / F451 Arquitectura" [Vivienda Y Estudio Lara Ríos / F451 Arquitectura] 20 Dez 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/759306/residencia-e-estudio-lara-rios-f451-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.