Estudo encomendado pelo Ministério das Cidades avalia o programa “Minha Casa, Minha Vida”

O Programa “Minha Casa, Minha Vida”, por atender primordialmente aos interesses do setor privado, tem reproduzido um padrão de cidade segregada e sem urbanidade, já que seus empreendimentos são mal servidos por transporte, infraestrutura e ofertas de serviços urbanos. Essa é a síntese de avaliação do maior programa habitacional do Brasil feita pela Rede Cidade e Moradia a pedido do Ministério das Cidades. 

O programa, segundo o governo, já engloba 7,3 milhões de brasileiros, desde sua criação, em 2009, com a entrega de 1,8 milhões de moradias e um investimento de R$ 230 bilhões. 

A Rede é um consórcio de onze instituições, coordenadas pelo Observatório das Metrópoles, contratado em 2013 pelo Ministério das Cidades e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com o objetivo de fomentar a produção acadêmica, o desenvolvimento de metodologias de avaliação e oferecer insumos para o aprimoramento da política habitacional do país.

A Nota Técnica da Rede Cidade e Moradia é uma avaliação parcial do projeto – ainda não definitiva. No entanto, aponta problemas nos empreendimentos do programa e a necessidade de reformulação de diretrizes em prol da defesa do direito à moradia englobada pelo direito à cidade, ou seja, territórios urbanos mais justos, menos segregados e mais democráticos. 

Leia a nota técnica completa sobre o programa Minha Casa Minha Vida aqui.

Via CAU/BR

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Estudo encomendado pelo Ministério das Cidades avalia o programa “Minha Casa, Minha Vida”" 20 Dez 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/759256/estudo-encomendado-pelo-ministerio-das-cidades-avalia-o-programa-minha-casa-minha-vida> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.