CAU/BR assina acordos de cooperação com três conselhos europeus

No mês em que se comemora o Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista o CAU/BR assinou três importantes acordos com conselhos da Europa: o Architect’s Council of Europe (ACE), da União Europeia; o Consejo Superior de los Colegios de Arquitectos de España (CSCAE); e o Royal Institute of British Architects (RIBA), da Grã Bretanha – conselho de arquitetos mais antigo do mundo, com origem em 1834.

O objetivo comum é auxiliar na consolidação das ações e dos esforços para tratar de questões de interesse mútuo relacionadas à arquitetura, ao ensino da arquitetura, à pesquisa, aos padrões profissionais e regulatórios, à mobilidade profissional, às questões ambientais, à prática e ao desenvolvimento profissional e à influência política.

O acordo com o Riba foi assinado em 15 de dezembro, durante a comemoração do Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista, e diplomação dos conselheiros federais eleitos para o triênio 2015-2017, realizada em Brasília. Stephen Hodder, presidente do RIBA, veio ao Brasil para assinar o documento junto com o presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro.

Em dezembro também foram assinados os outros dois acordos. Dia 08 em Bruxelas, na Bélgica, o presidente do CAU/BR assinou memorando de entendimento com Luciano Lazzari, presidente da ACE, entidade fundada em 1990 para promover a Arquitetura na Europa. E no dia 11, em Madri, Haroldo Pinheiro firmou o acordo com Esteban Belmonte, vice-presidente do CSCAE, de 1931.

Outros três acordos já firmados em 2013 e 2014 envolvem a Ordem dos Arquitectos de Portugal (OAP); o American Institute of Architects (AIA), dos Estados Unidos; e o National Architectural Accreditation Board (NAAB), também americano. Os conselheiros do CAU/BR aprovaram também acordo com o National Council of Architectural Registration Boards (NCARB), dos Estados Unidos, a ser assinado em janeiro de 2015, totalizando sete acordos.

Segundo o presidente do CAU/BR, os acordos possibilitarão o combate ao exercício ilegal da profissão, o incentivo ao ensino e o conhecimento das boas práticas.de regulamentação da classe.

Novos compromissos devem ser estabelecidos em breve, pois já estão adiantados contatos com Rússia, Itália, Angola, Cabo Verde, Moçambique e países do Mercosul.

Veja mais detalhes sobre os acordos com o RIBA, ACE e CSCAE na página do CAU/BR.

Via CAU/BR

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "CAU/BR assina acordos de cooperação com três conselhos europeus" 19 Dez 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/759247/cau-br-assina-acordos-de-cooperacao-com-tres-conselhos-europeus> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.