Ginásio 46º09'N-16º50E / STUDIO UP

Ginásio 46º09'N-16º50E / STUDIO UP - Mais Imagens+ 14

  • Arquitetos: STUDIO UP; Lea Pelivan + Toma Plejic / STUDIO UP
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2007

Descrição enviada pela equipe de projeto. Lea e Toma, fundadores do Studio Up, foram vencedores da Menção Honrosa de Arquitetos Emergentes do prêmio Mies van der Rohe pelo projeto do Ginásio 46 ° 09 'N / 16 ° 50' E, em Koprivnica, Croácia.

Lea Pelivan e Toma Plejić , ambos receberam seus diplomas de arquitetura em 2001 pela Universidade de Zagreb onde estabeleceram sua prática profissional desde 2003. Seus projetos mais importantes incluem: Frameworks (Bienal de Veneza de 2004), o edifício de uso misto P10, Split e o Spectator Business Building em Zagreb.

"Koprivnica - Espírito do Mega"; uma cidade com o menor número de pessoas com o ensino superior completo na Croácia, anunciou o programa do concurso para 900 estudantes e 2000 espectadores em 2003.

O terreno da edificação de ensino médio e salão de esportes, em frente a uma periferia suburbana de habitações semelhante às americanas, está localizado no final de uma série de intervenções ambiciosas na cidade - os mega elementos. "Tabula Rasa"; o contato com o terreno destes "dois mundos" é radicalmente dividido em duas partes, preto e verde, cheio e vazio, espiritual e físico, um voltado para a cidade e outro para o subúrbio residencial.

O novo complexo de edificações se ergue entre estes dois extremos. Um volume único comprimido enigmático, com intricadas relações espaciais em contraste com uma paisagem vasta e lisa, situado de forma central no terreno, forma um ginásio - um espaço comum - um todo provocativo e contrastante sem primeiro ou segundo plano, nem hierarquia ou autoridade. 

O conceito de "espaço comum" examina a estabilidade do híbrido, e permite as mais diversas interpretações tanto em termos de uso e de significado da edificação. A seleção de um único volume abstrato, com uma membrana transparente é uma quebra radical com a tradição modernista de construção de escolas e instalações de esportes como interpretações tridimensionais de esquemas burocráticos de disposição. Além da parceria público-privada na construção do ginásio e salão de esportes em Koprivnica, a ideia de construir duas instalações urbanas complementares em um só edifício veio à tona. Instalações híbridas se sobrepõem com o conceito de parceria público-privada, onde o complexo híbrido é arrendado e gerenciado de maneira independente da nova instituição formada. A sobreposição espacial e visual das instalações e a sinergia de uso constituem na base operativa lógica fundamental da construção.

A estrutura do edifício é de concreto armado no pavimento térreo, enquanto que nos pisos superiores são utilizados elementos de aço em forma de "H". O piso das salas de aula são feitos de seções trapezoidais leves de folhas de metal galvanizado e concreto. O telhado do salão de esportes é feito utilizando uma malha especialmente projetada de elementos e junções de metal. De forma geral, todos os materiais estão disponíveis no mercado da construção (iluminação, molduras de janela de alumínio anodizado, grades de parapeito de metal, vidro opalino industrial Profilit) e não há acabamento quando não é necessário, como no caso do sofito dos pisos que são deixados sem acabamento. Por causa de seu alto custo não há ar-condicionado no ginásio, portanto, o sistema de persianas acima do salão de esportes e os dutos através das salas de aula em balanço no piso superior, garantem um fluxo constante de ar frio durante os meses de verão, enquanto que a pele dupla de policarbonato cria um "efeito estufa" no inverno. A pele translúcida, iluminada a noite, torna a edificação mais atraente ao público, um local icônico e simbólico para os jovens de Koprivnica.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Croácia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Ginásio 46º09'N-16º50E / STUDIO UP" [Gymnasium 46º09'N-16º50E / STUDIO UP] 24 Dez 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/759210/ginasio-46o09-n-16o50e-studio-up> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.