Residência Eucaliptos / mog taller de arquitectura

Residência Eucaliptos / mog taller de arquitectura - Imagem 2 de 21Residência Eucaliptos / mog taller de arquitectura - Imagem 3 de 21Residência Eucaliptos / mog taller de arquitectura - Imagem 4 de 21Residência Eucaliptos / mog taller de arquitectura - Imagem 5 de 21Residência Eucaliptos / mog taller de arquitectura - Mais Imagens+ 16

Tlajomulco de Zúñiga, México
  • Equipo De Projeto: Arq. Andrés Mayorga García Rulfo, Arq. Diego González Díaz Ochoa y Arq. Leopoldo Orendain Ruiz Escoto.
  • Construção: MO+G taller de arquitectura
  • Cidade: Tlajomulco de Zúñiga
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Residência Eucaliptos / mog taller de arquitectura - Imagem 9 de 21
© Fabrica de Arquitectura (Miguel Valverde Hernández y Helmer Murayama Caro)

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está conformado por duas etapas, a primeira de 195 m² e a segunda de 25 m², que juntas completam um total de 220 m² sobre o terreno de 390 m². Ele está localizado dentro de um loteamento, ao sul da área metropolitana da cidade de Guadalajara.

Residência Eucaliptos / mog taller de arquitectura - Imagem 16 de 21
Planta Baja

Residência Eucaliptos / mog taller de arquitectura - Imagem 15 de 21Residência Eucaliptos / mog taller de arquitectura - Imagem 19 de 21Residência Eucaliptos / mog taller de arquitectura - Imagem 18 de 21Residência Eucaliptos / mog taller de arquitectura - Imagem 20 de 21Residência Eucaliptos / mog taller de arquitectura - Mais Imagens+ 16

O terreno definido para este projeto conta com certas restrições que influenciam tanto sua fachada frontal como laterais, as quais junto com a orientação solar marcam uma pauta importante para o desenvolvimento do projeto. A proposta busca modificar a área linear do jardim sem uso que costuma aparecer nos cantos deste tipo de moradia, fazendo com que tais espaços tornem-se generosas áreas verdes. 

Residência Eucaliptos / mog taller de arquitectura - Imagem 13 de 21
© Fabrica de Arquitectura (Miguel Valverde Hernández y Helmer Murayama Caro)

A ideia surge a partir da rotação dos eixos. Os muros são inclinados para proteger a residência do sol poente, rompendo assim com a ortogonalidade produzida pela rigidez de uma retícula urbana. Ao girar os eixos, são criados vários pátios e vistas fazendo com que o exterior seja percebido desde qualquer espaço interior. 

Residência Eucaliptos / mog taller de arquitectura - Imagem 7 de 21
© Fabrica de Arquitectura (Miguel Valverde Hernández y Helmer Murayama Caro)

A fachada frontal é completamente cega graças a sua orientação. Sua volumetria esconde o acesso principal e cria uma pequena praça de entrada que convida o usuário adentrar à moradia, recebendo-o de braços abertos. Com este gesto o usuário é influenciado a percorrer um caminho para descobri-la. A entrada principal está na intersecção entre a área de dia, área de serviços e circulação vertical, isto cria praticidade para seu uso no dia a dia, facilitando a entrada do usuário sempre pela porta principal. Na fachada posterior, a rotação dos eixos cria uma abertura que gera a integração do jardim e do projeto. 

Residência Eucaliptos / mog taller de arquitectura - Imagem 8 de 21
© Fabrica de Arquitectura (Miguel Valverde Hernández y Helmer Murayama Caro)

O acabamentos são um reflexo do sistema construtivo da residência. A simplicidade e a nobreza dos materiais produz aconchego e uma sensação de construção tradicional. O gesto de deixar os materiais aparentes ajuda a pensar em uma estruturação lógica, que diminui o custo de execução da obra, e sobretudo, exprime os testemunhos da mão de obra local, fazendo uma homenagem aos usos construtivos da região. 

Residência Eucaliptos / mog taller de arquitectura - Imagem 19 de 21
Sección AA

O acabamento feito em cal sobre o tijolo produz um jogo de claro-escuro devido a rugosidade e a heterogeneidade das paredes, que é reforçada com desgaste do tempo, devido a chuva, pó e a vegetação.

Residência Eucaliptos / mog taller de arquitectura - Imagem 12 de 21
© Fabrica de Arquitectura (Miguel Valverde Hernández y Helmer Murayama Caro)

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Eucaliptos / mog taller de arquitectura" [Casa Eucaliptos / mog taller de arquitectura] 04 Jan 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/759132/residencia-eucaliptos-mo-plus-g-taller-de-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.