Espaço de Recepção Papa João Paulo II / Randić & Turato

Espaço de Recepção Papa João Paulo II / Randić & Turato - Mais Imagens+ 26

  • Arquitetos: Randić & Turato; Randić & Turato / Saša Randić and Idis Turato
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2003
  • Fotógrafo
    Fotografias:Robert Leš

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Igreja de Nossa Senhora da Trsat é um dos locais de peregrinação mais importantes da Croácia. Segundo a lenda, os anjos transferiram o Tabernáculo da Sagrada Família de Nazaré para Trsat em 10 de maio de 1291, onde permaneceu até 1294, quando foi transferido novamente para Loreto, na Itália.

© Robert Leš

A primeira igreja foi construída no final do século XIII. Já no século XV uma nova igreja e o mosteiro franciscano foram feitos. Desde então, o complexo foi ampliado e reconstruído várias vezes.

© Robert Leš

A ideia de adicionar um Grande Salão ao complexo está relacionada à visita do Papa a cidade de Rijeka. No início de junho 2003 o Papa João Paulo II chegou a Croácia pela terceira vez. Sendo apenas o segundo Papa a visitar a Croácia (o primeiro, Alexander III naufragou no século XII), por isso, suas visitas tiveram um significado social mais amplo.

© Robert Leš

Durante sua estadia em Rijeka, ele visitou a igreja Trsat para uma oração privada, e, nessa ocasião, ele abençoou a construção do novo edifício do Mosteiro que serviria aos peregrinos e as atividades culturais.

© Robert Leš

O novo edifício está situado junto ao muro oeste, onde os edifícios de serviços foram previamente localizados. Com a reconstrução, esta nova grande entrada para os peregrinos foi criada de forma a acomodar o fluxo de pedestres, para tal, toda a parede foi rebaixada originando um novo passeio público do lado de fora.

© Robert Leš

A nova construção é composta por dois elementos: um volume genérico do hall e um pórtico de colunas que cria uma nova praça pública dentro do mosteiro. O hall é revestido de uma única superfície de tijolos com uma estrutura pixelada criada pela lacuna existente que traz luz ao corredor.

© Robert Leš

O pórtico é suportado por uma série de paredes de concreto curtas, cuja utilização funcional foi reconhecida durante a peregrinação do dia 15 de agosto de  2007, quando estes espaços foram utilizados para as confissões.

Planta

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rijeka, Croácia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Espaço de Recepção Papa João Paulo II / Randić & Turato" [Pope John Paul II Hall / Randić & Turato] 15 Dez 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/758959/espaco-de-recepcao-papa-joao-paulo-ii-randic-and-turato> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.