EFFEKT vence concurso para recuperar um galpão de trem abandonado em Esbjerg, Dinamarca

O escritório EFFEKT venceu o concurso para revitalizar um galpão de trem abandonado em Esbjerg, Dinamarca, com sua propostas de transformar a estrutura industrial no lar do skate, recebendo, também, outras atividades da cultura urbana. Intitulado Streetmekka, o projeto restaura a geometria circular original do galpão industrial, incorporando em seu interior pistas de skate, quadras de basquete, uma área para street dance, áreas de workshop para escolas de DJ e street art, bem como salas de reunião, escritórios de administração, um café, cozinha, vestiários e uma grande área social de recepção. No coração do complexo o projeto apresenta uma praça esportiva e uma grande espaço de encontro externo.

EFFEKT vence concurso para recuperar um galpão de trem abandonado em Esbjerg, Dinamarca  - Mais Imagens+ 21

Cortesia de EFFEKT

A proposta de introduzir a cultura de rua em um edifício industrial abandonado parecia uma decisão inevitável para EFFEKT: "o caráter espontâneo e desorganizado do esporte anteriormente visto como underground não se adéqua a nenhuma estrutura esportiva convencional, e a demanda por um novo tipo de equipamento é cada vez maior", diz a descrição do projeto. "Ao mesmo tempo, a indústria pesada está saindo dos centros urbanos, deixando para trás edifícios e terrenos vazios, que são frequentemente ocupados mais tarde por skatistas e artistas de rua."

Cortesia de EFFEKT

A decisão de formalizar essa relação se deu através da combinação perfeita com Realdania, a organização filantrópica que está financiando o Streetmekka e dois outros equipamentos de cultura de rua na Dinamarca.

Cortesia de EFFEKT

"O edital era tanto evasivo como ambíguo; é sequer possível criar uma estrutura para esportes não organizados que prospere através da participação espontânea e programações flutuantes? E podemos fazer isso sem comprometer a herança cultural da ocupação industrial existente?" disse Tue Hesselberg Foged, sócio do EFFEKT. "Acreditamos que com esse projeto provamos que sim. Ao invés de aplicar tábula rasa, suprimindo a história, optamos por reciclar e reinterpretar a tipologia circular, transformando-a em um híbrido de patrimônio industrial e espaço de atividade social."

Cortesia de EFFEKT

O novo equipamento está em construção e deverá abrir suas portas no final de 2015.

Cortesia de EFFEKT
  • Arquitetos

  • Localização

    Remisen, 6700 Esbjerg, Dinamarca
  • Equipe de projeto

    Tue Hesselberg Foged, Sinus Lynge, Mikkel Bøgh, Christoffer Gotfredsen, Gorka Calzada Medina, Filipa Pita, Evgeny Markachev, Yulia Kozlova, Karl-Magnus Boasson, Monica Rafajova, Barbora Jandova, Ewa Kurlanc, Saskia Wolf
  • Colaboradores

    MASU Planning, Luke Jouppi (Beaver Concrete), Rambøll, VestByg
  • Ciente

    Esbjerg Municipality, GAME Denmark, Realdania, Trygfonden
  • Área

    2800.0 m²
  • Ano do projeto

    2014
  • Fotografias

    Cortesia de EFFEKT

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Remisen, 6700 Esbjerg, Dinamarca

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: Stott, Rory. "EFFEKT vence concurso para recuperar um galpão de trem abandonado em Esbjerg, Dinamarca " [EFFEKT Wins Contest to Redevelop Abandoned Train Shed in Esbjerg with Streetmekka] 15 Dez 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/758936/effekt-vence-concurso-para-recuperar-um-galpao-de-trem-abandonado-em-esbjerg-dinamarca> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.