Kindergarten Lotte / Kavakava Architects

Kindergarten Lotte / Kavakava Architects - Imagem 1 de 21
© Aivo Kallas

Kindergarten Lotte / Kavakava Architects - Imagem 2 de 21Kindergarten Lotte / Kavakava Architects - Imagem 3 de 21Kindergarten Lotte / Kavakava Architects - Imagem 4 de 21Kindergarten Lotte / Kavakava Architects - Imagem 5 de 21Kindergarten Lotte / Kavakava Architects - Mais Imagens+ 16

Descrição enviada pela equipe de projeto. Tartu é uma cidade que tem como objetivo a implementação da arquitetura moderna de alta qualidade nos novos edifícios públicos. A nova creche, que encontra-se numa das áreas mais deterioradas da cidade é resultado desta política.

O projeto da creche - com a planta em forma de estrela de seis pontas - é o resultado da vontade de evitar circulações compridas, criar um perímetro exterior ordenado e um recuo da rua para o edifício, que está situado num dos limites do lote e deixa o lado sul livre como uma área de brincadeiras.

Kindergarten Lotte / Kavakava Architects - Imagem 16 de 21
Planta

O aspecto exterior da fachada frente à rua tem um caráter introspectivo. Muros laterais de concreto com pequenas aberturas de vidros coloridos e uma grade de bambu da altura do edifício, proporcionam um pouco de isolamento do mundo exterior.

Kindergarten Lotte / Kavakava Architects - Imagem 3 de 21
© Kaido Haagen

O corredor ao redor da sala central se dobra como uma área de brincadeiras para as crianças. A sala central está aproximadamente há um metro sob o nível do solo, criando o efeito de um cenário. Este lugar, junto com o corredor que o rodeia, constitui um espaço único e aberto. As seis alas possuem salas de aula, cozinha, refeitório e escritórios administrativos. A forma de estrela permite muita luz no interior, formando pátios íntimos entre as alas.

Kindergarten Lotte / Kavakava Architects - Imagem 5 de 21
© Kaido Haagen

É adotada uma geometria contínua ao longo de todo o projeto. A planta está formada por linhas que se cruzam entre si, com 60º de angulação. Da mesma forma é desenvolvido um padrão de triângulos nas fachadas e no teto no núcleo do edifício.

Kindergarten Lotte / Kavakava Architects - Imagem 12 de 21
© Aivo Kallas

Sistema de construção e materiais

Para o núcleo central utiliza-se concreto, que possui uma impressionante quantidade de massa térmica e a necessidade de esfriamento na primavera e princípios do verão se reduz ao mínimo. Neste edifício a ventilação natural é combinada com a mecânica. Todos os ambientes possuem muita luz natural. O concreto pré-fabricado é utilizado para algumas paredes e janelas triangulares - onde foi necessária uma grande precisão, pois os painéis triangulares de vidro eram inseridos diretamente (sem caixilhos) na parede de concreto.

Kindergarten Lotte / Kavakava Architects - Imagem 7 de 21
© Kaido Haagen

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Kindergarten Lotte / Kavakava Architects" [Kindergarten Lotte / Kavakava Architects] 10 Dez 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/758875/kindergarten-lotte-kavakava-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.