Segundo lugar no concurso de projeto para um edifício híbrido na Suécia / JAJA Architects

O escritório JAJA Architects ficou em segundo lugar no concurso de projeto para um edifício que combina habitação acessível e um mercado localizado no centro de Katrineholm, Suécia. Projetado para um terreno atualmente ocupado por uma galeria e um ponto de ônibus, a proposta híbrida, conhecida como "Torghallen", foca em reconectar duas praças abertas, dedicando o nível térreo ao público.

O júri comentou: "O conceito claro de um edifício leve que toca o solo em poucos pontos cria uma forte conexão e transparência entre os espaços públicos do entorno."

Segundo lugar no concurso de projeto para um edifício híbrido na Suécia / JAJA Architects - Mais Imagens+ 13

Praça. Imagem © JAJA Architects

Dos arquitetos: Com 15 metros de largura, 12 metros de altura e 65 metros de comprimento, Torghallen é definido volumetricamente como uma laje flutuante com uma presença significativa na paisagem da cidade. Programaticamente, o edifício é organizado com o marcado no térreo e as unidades habitacionais nos três pavimentos superiores.

O térreo é concebido como um espaço aberto e flexível para o mercado e eventos. Inspirada na galeria existente, a fachada é recuada para criar uma zona de transição entre o espaço interno e externo. O espaço coberto também proporciona áreas de espera protegidas para as pessoas que aguardam os ônibus. 

Lojas. Imagem © JAJA Architects
Circulação. Imagem © JAJA Architects

A habitação acessível nos pavimentos superiores se baseia em um sistema modular que permite a repetição do layout, reduzindo os custos de construção e garantindo as condições lumínicas adequadas. O terraço e as principais áreas de estar se voltam para a fachada sul, afastadas da movimentação de pessoas na praça. 

Apartmento. Imagem © JAJA Architects

A circulação externa é a solução mais eficiente em termos econômicos para a habitação acessível; contudo, essa estratégia pode gerar situações em que as pessoas perdem um pouco da privacidade. Para o espaço de circulação voltado para norte, propusemos um espaço que pode servir tanto como passagem como área informal dos apartamentos. Esse espaço semi-público cria nichos para funções privadas e vazios por onde a luz natural pode penetrar. Mais que uma mera circulação, o espaço semi-público se torna um lugar que encoraja o contato social dentro do complexo residencial.

Diagramas conceituais. Imagem © JAJA Architects
Fachada frontal. Imagem © JAJA Architects
  • Competição

    Katrineholm Market Hall
  • Prêmio

    Segundo Lugar
  • Projeto

    Katrineholm
  • Arquitetos

  • Localização

    Katrineholm, Suécia
  • Cliente

    Katrineholms Kommune og Katrineholms Fastighets AB
  • Área

    2500.0 m²
  • Ano do projeto

    2014
  • Fotografias

    JAJA Architects

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Katrineholm, Suécia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.

Text Message Html

Cita: Rosenfield, Karissa. "Segundo lugar no concurso de projeto para um edifício híbrido na Suécia / JAJA Architects" [JAJA Wins Second Prize for Swedish Housing and Market Hall Hybrid] 09 Dez 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/758750/segundo-lugar-no-concurso-de-projeto-para-um-edificio-hibrido-na-suecia-jaja-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.