i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Porto
  4. Portugal
  5. Barbosa & Guimaraes Architects
  6. 2013
  7. Douro Marina / Barbosa & Guimarães Architects

Douro Marina / Barbosa & Guimarães Architects

Douro Marina / Barbosa & Guimarães Architects
Douro Marina / Barbosa & Guimarães Architects, © José Campos
© José Campos

© José Campos © José Campos © José Campos © José Campos +57

  • Colaboradores

    Miguel Pimenta, Paula Fonseca, José Marques, Henrique Dias, Mafalda Santiago, Pedro Araújo, Frederico Roeber, Nuno Pereira, Marta Pupo, Ana Oliveira, Diana Bizarro, Filipa Ferreira, Carlos Ribeiro, Joana Carvalho, Joana Pinto, Tiago Sousa
  • Estabilidade e Estruturas

    época, lda
  • Instalações Hidráulicas

    época, lda
  • Instalações Elétricas

    rga
  • Instalações de rede de gás

    rga
  • Empresa Construtora

    grupo mca
  • Diretor de Obra

    ricardo barbosa
  • Cliente

    m. couto alves - marina de gaia, lda.
  • Área do Terreno

    1.384 m²
  • Mais informaçõesMenos informações
© José Campos
© José Campos

Do arquiteto. Na Foz do Douro, local mágico onde as águas do rio se fundem no mar, honrando a história e tradição de um povo intimamente ligado à navegação marítima, projeta-se a construção de uma nova marina.

© José Campos
© José Campos

Instalado na margem de Gaia, este novo equipamento, ultrapassa claramente a sua componente náutica, criando um conjunto de serviços e atividades complementares, relevantes para a valorização econômica e social do tecido urbano em que se insere.

Corte
Corte
Planta Baixa
Planta Baixa
Corte
Corte

A organização e hierarquização deste novo espaço é conseguida através da implantação de três novos edifícios. Um edifício linear, que se estende ao longo do parque de estacionamento existente, definindo a fronteira entre o peão e o automóvel, em equilíbrio com dois edifícios perpendiculares que se suspendem no talude, articulando os percursos à cota alta com o percurso marginal existente à cota baixa.

© José Campos
© José Campos

A implantação destes três edifícios, gera um ponto de tensão, que define uma praça, centralidade de todo o conjunto. Distribuído por uma volumetria de dois pisos, o edifício longitudinal integra a recepção, os balneários, as oficinas, os gabinetes de administração, secretariado, duas salas de formação, sala de eventos e um conjunto de espaços comerciais.

Os dois edifícios perpendiculares, também com uma cércea de dois pisos, serão ocupados por um restaurante no primeiro edifício e um spa/ginásio no segundo edifício. 

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Douro Marina / Barbosa & Guimarães Architects" [Marina Douro / Barbosa & Guimaraes Architects] 08 Dez 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <http://www.archdaily.com.br/br/758697/douro-marina-barbosa-and-guimaraes-architects>
Ler comentários
Ler comentários