Vídeo: The Glass House / Workshop “filming architecture”

Em um workshop piloto de três dias, alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie, em São Paulo, participaram de uma introdução à cinematografia da arquitetura. Seguindo leituras teóricas e técnicas e conduzidos pelos arquitetos Gabriel Kogan e Pedro Kok, o grupo passou um dia na Casa de Vidro, projeto da arquiteta Lina Bo Bardi em São Paulo.

A ideia era recriar uma icônica fotografia da arquiteta na casa – agora com imagens em movimento – explorando questões de representação, transparência, interior/exterior, promenades, modos de viver e a tectônica dessa obra prima da arquitetura.

Assista acima ao vídeo que foi o resultado final do primeiro workshop filming architecture e leia a seguir a descrição do programa.

Workshop filming architecture

Workshop acadêmico itinerante sobre representações narrativas da arquitetura, feito em parceria com escolas de arquitetura pelo mundo. Como produto final, os estudantes produzirão um filme curta metragem rodado em uma obra paradigmática do modernismo local e entrarão em contatos com técnicas básicas de cinema digital com enfoque especial na representação arquitetônica.

As atividades se dividem em 3 módulos: “Arquitetura Representada”, “Arquitetura como Narrativa” e “Filmando Modernismo”. O workshop tem opções de programas com duração variável – dependendo da disponibilidade da escola parceira –; uma semana (curto), três semanas (médio) e dois meses (longo). Os arquitetos Gabriel Kogan, Pedro Kok e Priscyla Gomes conduzem o projeto, das atividades teóricas à produção prática.

O workshop é voltado para estudantes de arquitetura de todos os anos, que tenham interesses variados incluindo fotografia, cinematografia (direção, captação, edição), cenografia, artes performativas (atuação, dança, teatro, circo), engenharia de áudio (captação, mixagem), composição musical, produção, criação literária, desenho (técnico ou livre), história e crítica de arquitetura. Para melhor desenvolvimento das atividades, sugerimos que o número máximo de participantes seja em torno de 15 pessoas. Parcerias com institutos de arquitetos também são bem vindas.

Módulo I

“Arquitetura Representada”, módulo teórico sobre a representação da arquitetura no cinema, utilizando filmes clássicos do cinema como objetos de discussão e construção crítica. São destacadas obras do cinema de autor de cineastas como Federico Fellini, Jacques Tati, Jean-Luc Godard, Alfred Hitchcock e Pier Paolo Pasolini. O módulo investigará diferentes formas de representações arquitetônicas, estabelecendo comparações entre as estratégias adotadas na construção das imagens em movimento. Isso subsidiará estudantes para o começo da produção do roteiro, por meio de pequenos exercícios textuais. Coordenador: Priscyla Gomes.

Módulo II

“Arquitetura como Narrativa”, módulo teórico que analisa a arquitetura moderna a partir de seu viés narrativo. O próprio projeto é tratado como uma textualidade discursiva. A arquitetura brasileira serve como objeto de estudo para as questões fundamentais desse módulo, em especial a obra de dois arquitetos: Paulo Mendes da Rocha – com a ideia sua ideia eminentemente política de que “a arquitetura é um discurso do Homem sobre ele mesmo” – e Lina Bo Bardi – com a sua concepção projetual que vislumbra usos possíveis e desejados na pós-ocupação do espaço construído. A pesquisa crítica sobre a obra evidencia uma abordagem da construção do roteiro a partir do estudo conceitual da obra arquitetônica. Essa estratégia será encorajada aos estudantes para conclusão do roteiro. Coordenador: Gabriel Kogan.

Módulo III

“Filmando Modernismo”, módulo prático para produção de um curta-metragem de aproximadamente 3 minutos em um edifício paradigmático do modernismo local. O filme integrará ao hall do projeto “Filmando Modernismo”, feito em parceria com outras escolas de arquitetura. Durante o processo, os estudantes tem contato com noções básicas de elaboração de roteiro, fotografia e filmagem digital, direção de arte, direção de atores, representação e pós-produção. Aprendem a operar também equipamentos básicos de apoio a filmagem, como mini-gruas e travellings. Os trabalhos desenvolvidos ao longo dos dois primeiros módulos servem como base para o roteiro do curta-metragem. O filme deve trazer a arquitetura como personagem narrativo, com atuação central na trama. Coordenador: Pedro Kok.

Para mais informações sobre o workshop, acesse a página de filming architecture.

FICHA TÉCNICA

Título: The Glass House
Ano de produção: 2014
Dirigido por: Gabriel Kogan, Pedro Kok
Data de lançamento: 05 de dezembro de 2014
Duração: 2m24s
País: Brazil
Série: Filming architecture / www.filmingarchitecture.com
Youtube URL: https://www.youtube.com/watch?v=Vyv_3oumiYI
Elenco: Fabiana Perazolo
Participantes: Augusto Takahashi, Fabiana Perazolo, Gabriel Ribeiro, Gabriela Estefam, Gabriela Guerra, Ludmila Daher, Natália Krislee, Nathalia Garcia, Pedro Ribeiro, Ricardo Sylos, Thais Coelho, Thais Shiozawa, Thiago Han, Victoria Braga, Vinícius Vitoriano, Yara Bello.
Trilha sonora: [Piano solo--march]. (160 rpm) por "Performer not given" licenciado sobre uma Atribuição Não Comercial 3.0, Licença Internacional

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Vídeo: The Glass House / Workshop “filming architecture”" 05 Dez 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/758441/video-the-glass-house-workshop-filming-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.