Consórcio SYNWHA vence concurso para projetar o parque da orla de Busan North Port

As Autoridades de Busan Port (BPA) selecionaram o Consórcio SYNWHA como vencedor do concurso internacional para o empreendimento Busan North Port, na Coreia do Sul. A proposta vencedora é um "Pier Interativo" que pretende transformar o porto original em um centro cultural que celebra a união de montanhas, rio e mar, ao passo que cria conexões dinâmicas entre a cidade de Busan e sua costa.

Consórcio SYNWHA vence concurso para projetar o parque da orla de Busan North Port - Mais Imagens+ 6

Vista aérea. Cortesia de Consórcio SYNWHA

Outrora uma pequena cidade portuária, Busan cresceu rapidamente e se tornou o segundo maior centro urbano da Coreia. O porto se situa na junção do mar com a cidade nova e a densa região residencial localizada na base da Montanha Choryang. Inspirando-se nas complexidades do lugar, o masterplan para o Pier Interativo busca alcançar três diferentes objetivos: integrar o muro do cais original no novo pier, celebrando a história da antiga cidade; proporcionar uma forma única de infraestrutura que oferece uma plataforma cultural, educacional e artística para interação social; e reintroduzir o homem na natureza.

Masterplan. Cortesia de Consórcio SYNWHA
Pier antigo e passagem. Cortesia de Consórcio SYNWHA

O pier urbano, que consiste em uma "Plataforma Independente" e uma "Plataforma Flexível", foi projetado como uma paisagem marinha com uma série de promenades. A plataforma cria a conexão inicial entre o porto e o centro da cidade. Um café e uma praça permitem o encontro das massas que revigoram o espaço com energia e diversidade programática. 

Memorial North Port. Cortesia de Consórcio SYNWHA
Rua do mercado. Cortesia de Consórcio SYNWHA

Um espelho d'água quadrado, jardins em miniatura e uma praça urbana oferecem espaços abertos para apresentações e eventos sociais. Esses espaços recebem exposições, estabelecimentos comerciais, cafés, um observatório e barracas temporárias. 

A materialidade é coerente com os piers de concreto existentes em North Port, intercalados com gramados e a paisagem natural. O Nomad Park oferece praias de areia e um prado natural, e funciona tanto como parque como um sistema de putrificação da água.

Núcleo Urbano. Cortesia de Consórcio SYNWHA

O início da construção está previsto para  2016.

  • Competição

    Busan North Port Redevelopment Waterfront Park
  • Prêmio

    Primeiro Lugar
  • Projeto

    Interactive Pier
  • Arquitetos

  • Localização

    1187-5 Choryang 3(sam)-dong, Dong-gu, Busan, Coreia do Sul
  • Equipe de projeto

    Consórcio SYNWHA (SYNHWA Consulting, Chang-jo Architects, Saman Co, Kunil Engineering, Daea, and BOEH ENC)
  • Organização do concurso

    BPA (Busan Port Authority)
  • Área

    279372.0 m²
  • Ano do projeto

    2016
  • Fotografias

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:1187-5 Choryang 3(sam)-dong, Dong-gu, Busan, Coreia do Sul

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.

Text Message Html

Cita: Quddus, Sadia. "Consórcio SYNWHA vence concurso para projetar o parque da orla de Busan North Port" [SYNWHA Consortium Wins Competition to Design Waterfront Park for Busan North Port] 02 Dez 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/758376/consorcio-synwha-vence-concurso-para-projetar-o-parque-da-orla-de-busan-north-port> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.