Casa em Byoubugaura / Takeshi Hosaka

Casa em Byoubugaura / Takeshi Hosaka - Imagem 2 de 35Casa em Byoubugaura / Takeshi Hosaka - Imagem 3 de 35Casa em Byoubugaura / Takeshi Hosaka - Imagem 4 de 35Casa em Byoubugaura / Takeshi Hosaka - Imagem 5 de 35Casa em Byoubugaura / Takeshi Hosaka - Mais Imagens+ 30

Yokohama, Japão
Casa em Byoubugaura / Takeshi Hosaka - Imagem 20 de 35
© Koji Fujii / Nacasa&Partners

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma casa com um subsolo e dois pavimentos acima do solo foi projetada em uma área residencial de Yokohama, caracterizada por suas colinas. O terreno de 60 metros quadrados encontra-se entre duas edificações existentes, ao sul e ao norte e no lado leste enfrenta um muro de contenção de 3 metros de altura. Dessa forma, o terreno aparentava estar enterrado pelo entorno.

Casa em Byoubugaura / Takeshi Hosaka - Imagem 17 de 35
© Koji Fujii / Nacasa&Partners
Planta Baixa - 1° Pavimento
Casa em Byoubugaura / Takeshi Hosaka - Imagem 16 de 35
© Koji Fujii / Nacasa&Partners

Em resposta, o projeto concentrou esforços para atingir uma quantidade similar de iluminação e ventilação tanto nos pavimentos superiores, quanto no subsolo. Cada andar possui o mesmo pé-direito. Suas lajes foram dobradas próximo às extremidades para obter-se o mesmo tamanho de janelas na seção de cada andar. Ao olhar a fachada, as mesmas quatro esquadrias de correr alinham-se indicando que a casa, mesmo com uma altura de um edifício de dois pavimentos, possui três.

Casa em Byoubugaura / Takeshi Hosaka - Imagem 8 de 35
© Koji Fujii / Nacasa&Partners

No subsolo, um vento inesperado inunda o espaço, fluindo de uma janela a outra, de leste a oeste. Além disso, a altura da parte central do mobiliário foi fixada a 300 mm abaixo da laje, de modo que o vento corra sobre ele. O teto de concreto, que sobe gradualmente, convida a luz natural para o interior. O verde da encosta no lado leste pode ser visto no final da laje.

Casa em Byoubugaura / Takeshi Hosaka - Imagem 3 de 35
© Koji Fujii / Nacasa&Partners
Corte 3
Casa em Byoubugaura / Takeshi Hosaka - Imagem 2 de 35
© Koji Fujii / Nacasa&Partners

No primeiro pavimento, a laje curvada bloqueia vistas da rua e garante a privacidade, ao mesmo tempo que permite luz e vento do exterior. Além disso, a sensação de opressão que emana do muro de contenção a 3 metros de altura no lado leste é habilmente minimizada pelo piso que sobe, direcionando o olhar para o verde que está além. Um acrílico foi utilizado para o teto do banheiro, localizado no núcleo do primeiro andar, permitindo que a luz natural entre mesmo que seja no centro do pavimento

Casa em Byoubugaura / Takeshi Hosaka - Imagem 15 de 35
© Koji Fujii / Nacasa&Partners

O segundo pavimento sobe gradualmente para fornecer um espaço confortável, como uma réplica das colinas do lado exterior. A laje de cobertura também é levemente dobrada. Isso foi feito para evitar que a água da chuva que se acumula na laje e no parapeito corra para as janelas. A água que é recolhida no centro viaja para a terra através de uma fenda na parede sul.

Casa em Byoubugaura / Takeshi Hosaka - Imagem 14 de 35
© Koji Fujii / Nacasa&Partners

O projeto buscou uma casa com um subsolo e dois pisos acima do solo onde todos os níveis empilhados de forma igual. No entanto, uma vez que a estrutura foi concluída, todos começaram a chamar o subsolo de primeiro andar, o primeiro piso de segundo andar, e o terceiro pavimento de segundo. No fim, não poderíamos dizer qual andar era qual, dando vida a uma casa muito intrigante em que você parece estar acima do chão, enquanto permanece abaixo dele.

Nota: Este projeto foi originalmente publicado em 28 outubro, 2014

Casa em Byoubugaura / Takeshi Hosaka - Imagem 19 de 35
© Koji Fujii / Nacasa&Partners

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Byoubugaura / Takeshi Hosaka" [House in Byoubugaura / Takeshi Hosaka Architects] 17 Mai 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/758342/casa-em-byoubugaura-takeshi-hosaka> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.