“Atlas do Desenvolvimento Humano nas Regiões Metropolitanas Brasileiras” disponível para download

A Fundação João Pinheiro, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) lançaram esta semana o Atlas do Desenvolvimento Humano nas Regiões Metropolitanas Brasileiras. Parte da série Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, ele é composto por uma versão impressa e um site.

Essa base de dados na internet apresenta mais de 200 indicadores sobre renda, educação, demografia, trabalho, habitação e vulnerabilidade para Unidades de Desenvolvimento Humano (UDHs) – conceito similar ao de “bairro” – de 16 Regiões Metropolitanas do Brasil.

Assim, é possível saber qual era a situação de cada uma das mais de 9 mil UDHs no ano 2000 e o que mudou até 2010. Por exemplo, a ferramenta permite observar e comparar indicadores relativos a áreas como Morumbi (São Paulo, SP), Belvedere (Belo Horizonte, MG), Asa Norte (Brasília, DF) e Gávea (Rio de Janeiro, RJ).

Produzida com base nos Censos Demográficos desses dois anos, a plataforma pode ser acessada aqui. A versão impressa do atlas, por sua vez, traz indicadores de renda, longevidade e educação das 16 Regiões Metropolitanas, além de mapas de todas elas. 

O nível de detalhamento de dados oferecido pelo site proporciona a gestores públicos, acadêmicos e a toda a sociedade uma ferramenta essencial para análise de disparidades intermunicipais e inter-regionais.

As Regiões Metropolitanas analisadas são: Belém, Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba, Distrito Federal, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luis, São Paulo e Vitória.

Baixe aqui o Atlas do Desenvolvimento Humano nas Regiões Metropolitanas Brasileiras.

Via Ipea e PNUD

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "“Atlas do Desenvolvimento Humano nas Regiões Metropolitanas Brasileiras” disponível para download" 30 Nov 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/758165/atlas-do-desenvolvimento-humano-nas-regioes-metropolitanas-brasileiras-disponivel-para-download> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.