Erupção vulcânica em Cabo Verde atinge Parque Natural do Fogo

A Ilha do Fogo, localizada no arquipélago de Cabo Verde, ex-colônia portuguesa, amanheceu nesse último domingo com a erupção do vulcão Fogo. Inativo desde 1995, as atividades do vulcão não cessaram nessa segunda-feira, ao contrário, outra cratera com intensas atividades sísmicas foi identificada, local por onde a lava escorreu e percorreu mais de quatro quilômetros.

As autoridades do arquipélago aconselharam o desfio de rotas aéreas devido às cinzas vulcânicas lançadas na atmosfera. Na ilha, a principal estrada que as localidades de Cova Figueira a Chã das Caldeiras foi destruída pelas torrentes de lava.

A força da lava atingiu, inclusive, a sede dos serviços administrativos do Parque Natural do Fogo, projeto do escritório OTO finalista do World Architecture Festival (WAF) e vencedor do Prêmio Nacional de Arquitetura de Cabo Verde.

© Fausto do Rosário (VOA)

O edifício é constituído por duas partes distintas, sendo uma administrativa e outra cultural, que inclui dois auditórios, uma biblioteca/sala de exposição, um bar/café e jardim de espécies nativas. Em sua construção foram preservados os aspectos ambientais, paisagístico, sistema de captação de água das chuvas, reutilização de águas residuais nos autoclismos e estabilidade térmica.

Imagem do satélite Landsat 8

Saiba mais sobre o projeto do Parque Natural do Fogo aqui.

Parque Natural do Fogo / OTO

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Erupção vulcânica em Cabo Verde atinge Parque Natural do Fogo" 25 Nov 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/757988/erupcao-vulcanica-em-cabo-verde-atinge-parque-natural-do-fogo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.